CELEBRAÇÃO DO DIA NACIONAL DA CULTURA CIENTÍFICA

Escrito por Webmaster. Publicado em Escola Secundária de Esmoriz

No dia 24 de novembro comemora-se o Dia Nacional da Cultura Científica, em tributo ao importantíssimo papel científico e literário de Rómulo de Carvalho, também conhecido pelo seu pseudónimo António Gedeão, nascido neste mesmo dia. Com a finalidade de celebrar este dia, a turma de Física e Química do 11º ano, A e B, visitou os colegas das turmas de Ciências e Tecnologias do 10º ano dinamizando várias experiências no âmbito da Física, todas elas organizadas pelo Clube de Ciência Viva, sendo estas: A demonstração dos Toalhetes Espaciais usados pelos astronautas em missão para “tomarem banho” nas condições que lhes são permitidas. Na segunda experiência procedeu-se à demonstração da Queda Lenta de Super-ímans de neodímio através de um rolo de papel de alumínio. Já na terceira experiência foram associados dois ímans aos respetivos polos da pilha. O conjunto íman-pilha foi colocado sobre uma folha de papel de alumínio que demonstrou capacidades eletromagnéticas capazes de alterar o estado de movimento do mesmo.

Na quarta experiência, demonstramos que é possível acender uma lâmpada sem estar ligada à corrente elétrica, através da sua aproximação a uma bola de plasma que contém uma bobina de Tesla. Por último, mas não menos importante, foram utilizados três focos RGB (Red, Green and Blue) com as 3 cores primárias da luz para demonstrar sombras de cores não utilizadas como: Amarelo, Azul ciano, Magenta e Preto. Estas sombras foram criadas pela ausência de uma das cores, sendo que o preto seria a ausência de todas as cores. Em suma, todas as atividades realizadas tiveram a cooperação dos alunos das turmas visitadas, demonstrando estes interesses pelo papel e impacto da Ciência e das suas tecnologias que proporciona atividades ilusoriamente mágicas.

Os alunos do 11ºA

Inês Carvalho, Luna Rodrigues, Simão Xavier e Sofia Costa

Trabalhos realizados no âmbito da Comemoração do Dia Nacional da Cultura Científica: