O 10ºD desvenda as Lendas do Porto

Escrito por Webmaster. Publicado em Escola Secundária de Esmoriz

A turma 10ºD, no desenvolvimento do seu Plano Curricular, e no âmbito da articulação com a BMM e entre as disciplinas de Português. História e Geografia, apresentou, no dia 21 de junho, o resultado do trabalho de pesquisa e tratamento de fontes históricas desenvolvido, em pares, no 2º período. A motivação para este trabalho partiu da leitura, em aula, de excertos dos 3 volumes dos livros do historiador Joel Cleto, Lendas do Porto. Os alunos colaboraram entre si para organizar a sessão, apresentaram cinco lendas do Porto, focando-se em figuras e locais emblemáticos da cidade e traçando um percurso pela história da cidade, desde os tempos da reconquista e da formação de Portugal, passando pela pandemia do séc. XIV, pelo arranque da expansão europeia e pelos símbolos da cidade como é o caso do dragão. Foram apresentadas, de entra as várias lendas trabalhadas por toda a turma, as lendas: Miragaia, Peste no mosteiro, Tripeiros, Pedro Sem e Dragão do Porto. Esta atividade foi avaliada pela turma como muito gratificante e terá desenvolvimento numa futura visita de estudo à cidade que é património da humanidade.

ÍNDICE DAS APRESENTAÇÕES

A LENDA DOS TRIPEIROS