Visita de Estudo ao World of Discoveries e Pavilhão da Água – Porto

Escrito por Webmaster. Publicado em Escola Secundária de Esmoriz

Os alunos do 8ºA, 8ºB, 8ºC e 8ºD da Escola Secundária de Esmoriz participaram numa visita de estudo ao “World of Discoveries” - Museu Interativo e Pavilhão da Água -Parque Temático, no Porto, nos passados dias 21 e 22 de janeiro. Esta visita inseria-se no Plano Anual de Atividades dos grupos disciplinares de Ciências Naturais, Ciências Físico-Químicas e História, tendo sido dinamizada pelos professores que lecionam o oitavo ano de escolaridade destas disciplinas. A viagem decorreu com tranquilidade e a chegada à cidade invicta foi à hora prevista. A manhã foi dedicada ao World of Discoveries onde os alunos foram convidados a participar numa aventura que recria a História dos Descobrimentos Portugueses, tendo o acompanhamento de uma equipa de guias “do século XVI”, que surpreenderam e animaram os visitantes. Apesar das condições meteorológicas não serem muito favoráveis, o almoço foi um bom momento de convívio. A visita ao Pavilhão da Água realizou-se à tarde. Fomos recebidos pelo guia do Pavilhão da Água, que, de forma atenciosa, deu a conhecer, através de um vídeo, o ciclo urbano da água da cidade do Porto. Os alunos tiveram a oportunidade de realizar uma série de experiências associadas à importância da água no nosso quotidiano. Através de jogos de cor, luz, som e movimento, produziram-se efeitos, simularam-se fenómenos naturais e explicaram-se acontecimentos de uma forma lúdica e interativa.

Podemos concluir que a visita foi muito proveitosa, tendo os alunos respeitado as regras de comportamento e atitudes exigidas nos diferentes locais visitados. Cumpriram-se todos os objetivos propostos para esta visita de estudo, num ambiente cordial e de convívio entre alunos e professores.