O 11ºA na Universidade de Aveiro

Escrito por Webmaster. Publicado em Escola Secundária de Esmoriz

O 11º A deslocou-se à UA no dia 28 de novembro para participar em três das muitas atividades propostas pelos vários departamentos da universidade, no âmbito da sua Semana Aberta da Ciência e Tecnologia, que decorreu de 24 a 28 de novembro. A primeira atividade, promovida pelo departamento de Matemática, intitulava-se “É sempre possível poupar”. O monitor fez-nos pensar nas nossas atitudes face ao consumo e apresentou algumas formas de poupança, das quais destacamos:

- consumir em casa em vez de consumir fora;

- consumir em menor quantidade aquilo que não é essencial;

- analisar bem as campanhas promocionais e os descontos, pois muitas vezes são fraudulentas e proporcionam um aumento desnecessário do consumo.

Sugeriu que, antes de efetuarmos uma compra, pensemos na questão: “Eu quero ou eu preciso?” E concluiu esse tema com a frase: “Não ficas rico com o que ganhas, ficas rico com o que poupas.”

Falou também na necessidade de investir na formação académica e profissional. Face à situação que se vive atualmente, as pessoas não se podem acomodar no seu emprego, mas têm de se adaptar às necessidades das empresas e dos serviços, mantendo-se constantemente atualizadas e em formação.

A atividade seguinte decorreu no departamento de Física e foi uma demonstração de atividades experimentais relacionadas com a disciplina de Física e Química. Tivemos oportunidade de interagir com os monitores na realização das várias experiências que envolveram diversos conteúdos já estudados nesta disciplina: propagação de ondas, refração da luz, movimento circular, magnetismo, condutividade térmica, dilatação dos corpos, pressão do ar, eletricidade estática e centro de massa dos corpos. A participação nas atividades foi de tal forma intensa que até a Clara, a Daniela e a Marta ficaram com os cabelos em pé!

A última atividade chamava-se “Um conto com ciência” e decorreu no departamento de Matemática. A atividade iniciou com a leitura de um conto, semelhante ao da Cinderela, acompanhado de imagens. Após a leitura do conto, fomos desafiados a identificar partes da história que estivessem relacionadas com os conteúdos lecionados nas disciplinas de Física e Química, Biologia e Matemática. Estes conteúdos foram explorados com recurso a desafios interativos onde pusemos à prova os nossos conhecimentos. O mais difícil foi o que envolveu matemática, mas o Rui conseguiu resolver o problema com a sua técnica do “corta-corta”.

Foi uma visita muito interessante e enriquecedora.