Consulta Alunos  

Imprimir

Dia Internacional da Filosofia - 20 de novembro

Escrito por Webmaster. Publicado em Escola Secundária de Esmoriz

Os alunos dos 10º e 11º anos do ensino regular, procurando tornar visível a importância da filosofia, selecionaram afirmações reveladoras da atitude filosófica e fizeram uma aproximação simbólica ao conceito de filosofia. Os alunos construíram, na biblioteca da escola, uma montra temática com alguns dos trabalhos realizados e expuseram os restantes noutros espaços escolares.

Porque precisamos de filosofia?

Hoje em dia, muitos jovens não entendem por que razão a Filosofia é importante na sua vida. Vezes há em que até fazem troça desta disciplina do pensamento crítico, mas como diz Blaise Pascal “Fazer troça da filosofia, é na verdade, filosofar.”. Então por que é que filosofar pode ter um papel determinante na nossa relação com o mundo? A resposta não é tão complicada como alguns possam pensar. Filosofar permite o desenvolvimento pessoal de cada um de nós, ou seja, dá-nos a oportunidade de alargar os horizontes do nosso pensamento. 

A filosofia nasce quando refletimos sobre conceitos que utilizamos no nosso dia-a-dia, como por exemplo: a arte, o conhecimento, a ética, a ciência, a natureza … ou quando nos interrogamos acerca de crenças básicas, como por exemplo: “ Será que Deus existe? “ , “ O que faz uma ação ser moral ou imoral? ”. 

Assim se faz Filosofia, colocando questões, admitindo que aquilo que achamos verdadeiro pode não o ser, criando argumentos para sustentar as nossas ideias ou refutar outras numa tentativa de perceber como funcionam esses conceitos do quotidiano. Desta forma, filosofar  é adotar uma atitude crítica perante tudo aquilo que pensamos e o que nos rodeia. 

Em suma, a Filosofia é indispensável para o desenvolvimento do nosso espírito crítico, da nossa capacidade argumentativa e para alargar a nossa compreensão da realidade. A verdade é que podemos descobrir muito acerca do mundo apenas refletindo ou filosofando, ou seja, utilizando o laboratório da mente.

Catarina Marques, 11º A, nº 7