Trilho da Floresta

Escrito por Webmaster. Publicado em EB 2,3 de Maceda

Foi com muito entusiasmo, apesar da ameaça de chuva, que os alunos do 6ºG e 6ºH, percorreram, na manhã de quinta-feira (07 de abril) os quase 7 quilómetros do Trilho da Floresta, dando início à primeira atividade do Eco-Trilhos / Eco-Escolas! A saída foi feita da escola, cerca das 9:30h da manhã num autocarro gentilmente cedido pela Junta de Freguesia de Maceda. Todos os alunos (e professores) levaram a sério as indicações e apresentaram-se devidamente equipados e preparados para a aventura: mochila "de ataque", sapatilhas ou botas, calças compridas para evitar arranhões, camisolas quentes e leves e, claro está, casaco impermeável - não fosse o céu pregar partidas! Depois da chegada ao local vieram as primeiras indicações e regras de segurança, que todos ouviram com muita atenção. Iniciou-se o percurso às 9:50h com mapa, bússola e Wikiloc ligado. E durante as quase três horas de atividade os alunos tiveram oportunidade de se embrenhar na floresta e de vivenciar e colocar à prova as suas capacidades de reconhecer a fauna e flora locais, a sinalética associada, fazer a identificação do percurso e gerir as suas energias em desníveis, obstáculos e diferentes tipos de piso; ninguém ficou para trás! O percurso de regresso foi feito a partir da Estrada Florestal onde os alunos puderam observar e perceber a diferença de sinalética entre percursos de Pequena Rota (PR) e percursos de Grande Rota (GR).

Esta saída foi a primeira ação no âmbito do projeto Eco-Trilhos / Eco-Escolas - a desenvolver este ano letivo - que pretende incentivar o conhecimento do território próximo da escola, através da criação de percursos ou trilhos que deem a conhecer o património e, assim, promover a sua preservação e regeneração. O próximo passo será fazer o levantamento de locais de interesse nas freguesias de Maceda e Arada para que se possa "desenhar" um trilho próprio! Para isso, o programa Eco-Escolas conta com a ajuda e o envolvimento de todos!

VER VÍDEO