Palestra “A ERA DO LIXO MARINHO”

Escrito por EB23 Florbela Espanca. Publicado em EB 2,3 Florbela Espanca

No âmbito do Projeto Curricular de Turma do 6º D, 6º E e 6º F, os alunos assistiram no passado dia 30 de setembro à Palestra “A Era do Lixo Marinho”, dinamizada por uma bióloga marinha do Centro de Ciências do Mar e Ambiente (MARE – Figueira da Foz), com o objetivo de sensibilizar os alunos para a necessidade de preservação dos oceanos e a sua importância para o equilíbrio do nosso planeta. Durante a palestra os alunos constataram que o lixo marinho constitui uma ameaça crescente aos ecossistemas aquáticos, estando presente nas áreas costeiras e no mar alto, à superfície e no fundo do mar, com impacto em todos os habitats marinhos e nas atividades económicas ligadas ao mar. Para além disso, os alunos identificaram os diferentes tipos de lixo marinho, com relevância para o plástico, bem como as causas e fontes deste tipo de poluição e o seu impacto nas espécies, ecossistemas e saúde humana. Para concluir a sessão, os alunos participaram de forma empenhada no debate final, colocando diversas questões sobre os temas tratados durante a palestra. Participaram nesta sessão de trabalho os professores António João Lopes, Clotilde Sá, Mário Fonseca e Salvador Costa.