Brisas da Primavera – PCT (6ºA)

Escrito por EB23 Florbela Espanca. Publicado em EB 2,3 Florbela Espanca

Durante dois anos de trabalho, 2019/2021, a turma do 6ºA desenvolveu um Projeto Curricular de Turma, recheado de atividades e desafios que culminou na realização de uma exposição de trabalhos denominada “Brisas da Primavera”. No primeiro ano, os alunos fizeram o levantamento de plantas aromáticas e aves existentes no Parque do Buçaquinho e na Barrinha de Esmoriz. Realizaram pesquisas, fizeram ilustrações de plantas e aves, elaboraram cartazes e descobriram o canto das aves estudadas. Os alunos participaram num Workshop sobre plantas aromáticas dinamizado pela arquitecta paisagista da Divisão de Ambiente da Câmara Municipal de Ovar. Com base no trabalho realizado no primeiro ano, cada aluno recebeu um vaso oferecido pela escola e, com a ajuda dos pais, plantaram em casa a Planta Aromática que estudaram e foram observando o seu crescimento. Para assinalar o Dia da Gastronomia Sustentável, dia 18 de Junho, cada aluno elaborou um toalhete de papel com ilustrações e sopa de letra (passatempos) sobre as plantas aromáticas estudadas. Estes toalhetes foram usados no refeitório pelos alunos da escola. Nesse mesmo dia, os alunos prepararam os vasos e identificaram as plantas com o respetivo Bilhete de Identidade e com a ajuda dos professores, pais e funcionários montaram uma exposição no polivalente da Escola Florbela Espanca. Para a decoração da exposição elaboraram silhuetas de andorinhas e plantas em cartão. Os alunos apresentaram uma melodia alusiva ao tema “Canção da Primavera” dos Madredeus. A exposição esteve patente durante 15 dias e os alunos trataram das plantas, regando e colocando-as ao sol sob a supervisão atenta da funcionária. Um agradecimento à Direção do Agrupamento e à Coordenação da Escola Florbela Espanca pela colaboração prestada, aos pais que colaboraram na organização da exposição, às assistentes operacionais pelo apoio e disponibilidade para auxiliarem os alunos nas tarefas e parabéns a todos os professores participantes.

VER VÍDEO