DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO NO AGRUPAMENTO - 16 DE OUTUBRO DE 2022

O Agrupamento de Escolas de Esmoriz - Ovar Norte assinalou, no mês de outubro, o Dia Mundial da Alimentação, com a realização de um conjunto de palestras por videoconferência – “CONSUMER TALKS”, dirigidas a todos os alunos de 9º ano, subordinadas ao tema “Combate ao desperdício alimentar: sobras não são lixo”, dinamizadas pela DECOJovem, numa parceria com a equipa do Projeto de Educação para a Saúde (PES). Foi abordada a importância do combate ao desperdício alimentar, e das estratégias a adotar para o evitar, sensibilizando-se a comunidade escolar para a importância de escolhas alimentares sustentáveis e de aquisição de hábitos alimentares saudáveis. Foi também elaborado, pela equipa do PES, um cartaz alusivo à temática da “Dieta Mediterrânica”, no âmbito da Alimentação e Bem-Estar, tendo sido os Diretores de Turma convidados a promover uma reflexão sobre esta temática junto dos alunos, reforçando-se a importância do pequeno-almoço e os benefícios da integração da sopa nas refeições principais.

Valorizando a importância da sopa, e dos seus sabores, no âmbito de uma alimentação equilibrada, na Escola de Maceda, prepararam-se e confecionaram-se “Sopas” nas turmas do 7ºH (a “Sopa de Pedra”, saboreada ao som do conto do “Pedro Malasartes e a Sopa de Pedras” ou a lenda “A Sopa de Pedra”) e do 7ºI (numa alusão ao Dia do Halloween, o “Caldeirão da Bruxas”), também no âmbito dos respetivos Projetos Curriculares de Turma. Na Escola Florbela Espanca decorreu a apresentação do poema musicado “Frutos” de Eugénio da Andrade, bem como a adaptação de músicas com ritmos escolhidos pelos alunos, em articulação com as disciplinas de Português, Ciências Naturais e TIC, e com a Biblioteca “Charneca em Flor”. As músicas e letras foram trabalhadas pelos alunos do 6ºD, 6ºE e 6ºF na disciplina de Educação Musical, que as apresentaram de forma animada e divertida à comunidade escolar, nos dias 20 e 24 de outubro.

VER VÍDEO 1

VER VÍDEO 2