Consulta Alunos  

Imprimir

EMRC/História/Projeto Arte - Visita de Estudo a Lisboa 2017

Escrito por Webmaster. Publicado em Agrupamento

Decorreu no dia 31 de março uma Visita de estudo a Lisboa no âmbito da disciplina de EMRC para alunos do 9º ano em articulação com História (Maceda) e Projeto Arte, com os alunos de História de Arte do 10º ano, designada “O PERCURSO DA IGREJA NO TEMPO E O SEU CONTRIBUTO PARA A CONSTRUÇÃO DA SOCIEDADE “.

A Visita centrou-se na cidade de Lisboa e procurou dar a conhecer melhor o percurso da Igreja no tempo e o seu contributo para a construção da sociedade, construindo uma chave de leitura religiosa da pessoa, da vida e da História. A Visita de Estudo procurou ainda levar os alunos à interpretação de produções culturais e ao reconhecimento do valor do patrimonial histórico, cultural e humano da cidade de Lisboa e do nosso país. O roteiro da Visita levou os alunos a revisitar a história e património cultural português no museu de Arte Antiga e seguidamente embarcaram na descoberta da Praça do Império com o Padrão dos Descobrimentos, Mosteiro dos Jerónimos, Centro Cultural de Belém e Palácio de Belém ao redor. 

Após um almoço de partilha, partiram para a baixa pombalina onde puderam vislumbrar a Praça do Comércio, antigo terreiro do paço, representação da grandiosa história portuguesa, com uma vista única para o rio Tejo. Daí partiram na aventura da descoberta de Lisboa. Percorreram-se várias ruas e zonas emblemáticas de Lisboa, passando pela Fundação Saramago ou Casa dos Bicos, Alfama, mirante de Sta Luzia, Sé de Lisboa, Muralhas do Castelo, Praça da Figueira e Rua Augusta, terminando onde começou, na Praça do Comércio. 

Todo o dia foi uma oportunidade única para, num ambiente de alegria e partilha, descobrirem a cidade de Lisboa, bem como perceber a importância da Igreja na construção do Portugal de Hoje.