Encontro com Luísa Ducla Soares e Daniel Completo - Projeto “Autor(es) à vista”

No dia 30 de janeiro, decorreu o primeiro encontro com autores no âmbito da segunda edição do projeto “Autor(es) à vista”. Este projeto, dinamizado pelas Bibliotecas Escolares que integram a Rede de Bibliotecas de Ovar, tem como objetivo a aproximação entre os escritores, ilustradores e contadores de histórias e os alunos, ajudando a promover a leitura e fomentar o gosto pelo Livro.

E nada melhor do que começar em grande. A Escola Básica de Vinha, através da sua biblioteca escolar, recebeu a escritora Luísa Ducla Soares e o autor/intérprete Daniel Completo. Realçamos que Luísa Ducla Soares é uma das mais publicadas e prestigiadas escritoras portuguesas ao nível da literatura infantil e foi a autora selecionada para o primeiro de uma série de encontros da iniciativa presidencial “Escritores no Palácio de Belém” que têm como anfitrião o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

A escritora e o cantor animaram e encantaram as cerca de 110 crianças presentes numa grande festa dedicada aos livros desta grande escritora portuguesa. Ao longo do encontro, entre os vários poemas musicados por Daniel Completo, muitas foram as questões lançadas pelos nossos alunos às quais a escritora deu resposta.

Mas porque mais do que as nossas palavras contam as dos alunos a quem se destina esta iniciativa, partilhamos um texto conjunto escrito pelos alunos da Escola Básica de Vinha.

“No dia 30 de janeiro, a Escola Básica de Vinha, incluindo os alunos da Pré da Escola Básica de Matosinhos, recebeu com grande entusiasmo a escritora Luísa Ducla Soares e o compositor Daniel Completo.

A sessão decorreu de forma muito animada. Os alunos tinham muitas questões e curiosidades sobre a vida e obra da escritora e, enquanto ela ia dando resposta às mesmas, o Daniel Completo ia intercalando com a entoação dos poemas musicados, por ele, a partir dos livros da Luísa Ducla Soares.

A escritora divulgou os livros que se encontra a escrever, um deles sobre a «Cinderela no séc. XXI» e outro inspirado na Biblioteca Nacional, local onde trabalhou com grande agrado até aos 70 anos.

Outras das curiosidades foi saber que Júlio Verne é o seu escritor favorito e que o livro que mais demorou a escrever foi «O meu primeiro Eça de Queirós».

A sua obra já integra mais de quinze dezenas de livros e a sua inspiração vem de outros escritores e de tudo o que a rodeira. É, inclusive, nas visitas que faz pelas escolas do país que redobra a sua capacidade de escrita criativa.

Foi, sem dúvida, um encontro marcante e inesquecível!”