Astronomia e Exploração do Espaço

Nos dias 26 e 27 de janeiro de 2017, os alunos do 7.º ano de todo o Agrupamento tiveram a oportunidade de assistir a uma palestra sobre “Astronomia e Exploração do Espaço”, que decorreu na bilioteca das Escolas Básica Florbela Espanca e Básica de Maceda, no âmbito da disciplina de Ciências Físico-Químicas.

As palestras foram orientadas por José Augusto Matos, formador e divulgador na área da Astronomia. O orador apresentou um PowerPoint intitulado “Era uma vez o Espaço” e vídeos, que foram explorados de forma clara e entusiástica. Durante a palestra foram apresentadas algumas missões para o espaço que constam da História da Ciência e mostradas miniaturas de satélites, foguetões e naves espaciais.

Houve também uma explicação sobre o funcionamento de um foguetão quando este é lançado para o espaço sendo referidas as diferenças que se observam na estrutura do mesmo. Foram abordados outros assuntos interessantes, nomeadamente as rotinas diárias dos astronautas nas estações espaciais e o abastecimento das mesmas por naves espaciais. A linguagem acessível e o humor do palestrante contribuiram para cativar e envolver os alunos no tema.

A atividade foi muito interessante, enriquecedora e correspondeu às expetativas de todos os que nela participaram, permitindo uma exploração adicional de alguns conceitos, no âmbito da disciplina de Ciências Físico-Químicas.

O Grupo  de Ciências Físico-Químicas