Encontro Inter Escolas Tag-Rugby – 2015-2016

A Direção Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular, através do Gabinete Coordenador do Desporto Escolar, e a Federação Portuguesa de Rugby deram continuidade ao protocolo em vigor relativamente ao Programa “TAG Rugby na Escola”, para o ano letivo 2015/16. No passado dia 2 de março de 2016, o nosso agrupamento participou em mais uma edição do Torneio de Tag-Rugby - um projeto de âmbito nacional que visa dar a conhecer a modalidade e promover o convívio com alunos de outras escolas. Este encontro realizou-se no campo de rugby da Moita, em Anadia e contou com a participação de centenas de alunos oriundos de 15 Agrupamentos de escolas do Distrito Aveiro. A representar o Agrupamento de Escolas de Esmoriz estiveram 49 alunos (7 equipas) da Escola Básica de Maceda, 21 alunos (3 equipas) Escola Básica de Florbela Espanca, e 15 alunos (2 equipas) da Escola Secundária de Esmoriz.

As nossas equipas apresentaram um excelente desempenho, participando nos respetivos jogos com responsabilidade, alegria, empenho e concentração, fazendo prever a continuidade e participação dos alunos nesta iniciativa no próximo ano letivo. Cada equipa era composta por raparigas e rapazes (durante o decorrer dos jogos, devem estar obrigatoriamente em campo sempre jogadores de ambos os sexos, 5 de campo, sendo obrigatória a presença de 3 rapazes e 2 raparigas ou vice-versa). O rugby é um desporto que, para além da alegria e prazer que dá a quem o pratica, favorece o desenvolvimento de valores educativos e sociais importantes, como a solidariedade, a disciplina, a camaradagem, o rigor, o espírito de equipa, facilitando a inclusão e a realização pessoal. De salientar ainda que à atividade desportiva se aliou o são convívio entre atletas e professores de várias escolas do distrito de Aveiro, constituindo em si mesmo um dia enriquecedor e prazeroso para todos.