Projeto “Português na Palma da Mão”

No passado dia 20 de novembro, pelas 21 horas, decorreu a apresentação da 2.ª edição do livro “Português na Palma da Mão”, projeto das Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Esmoriz Ovar Norte, com a colaboração dos professores do grupo de Português e dos professores titulares do 1.º ciclo. Esta apresentação decorreu nas instalações da Biblioteca Manuel Monteiro, localizada na escola Secundária de Esmoriz.

Na presente edição realizou-se, em parceria com a Junta de Freguesia de Esmoriz, um concurso de escrita criativa que premiou os melhores textos deste livro. Para além dos prémios atribuídos, foram também entregues diplomas de participação a todos os alunos cujos textos elaborados em contexto de sala de aula figuraram no projeto. A cerimónia foi abrilhantada pela apresentação de duas peças musicais executadas por alunas do Agrupamento e orientadas pela professora Clotilde Sá.

Numa noite em que se celebrou o gosto pela escrita e o trabalho árduo de quem escreve, também o “cenário” esteve à altura da situação: a montra da Biblioteca invocou esse trabalho através da representação de um atelier de costura intitulado “Tecendo textos”, onde se alinhava, corta, cose, alarga e estreita com o objetivo de se chegar ao produto final que é o texto.

O evento, apresentado por uma das professoras bibliotecárias do Agrupamento, contou com a presença da Coordenadora das Bibliotecas Escolares do Agrupamento, do senhor Vice-Presidente da Câmara Municipal de Ovar, do senhor Presidente da Junta de Freguesia de Esmoriz, do senhor Presidente do Conselho Geral, da senhora Diretora do Agrupamento, da senhora Coordenadora do Departamento de Línguas, de Professores, Alunos, Encarregados de Educação e demais Familiares. Num primeiro momento, foram dadas a conhecer as atividades desenvolvidas nas diferentes bibliotecas escolares, atividades essas que se encontram documentadas no sítio da internet criado para o efeito, tendo-se seguido uma curta intervenção por parte dos convidados.

Os autores vencedores do concurso de escrita criativa foram convidados a ler os textos que escreveram e este foi, sem dúvida, o momento alto desta cerimónia, que, assim, concretizou outro dos objetivos deste projeto que é desenvolver não só a escrita, mas também a leitura, como forma de desafiar os nossos alunos na procura do conhecimento. A todos aqueles que tornaram possível este projeto, resultado de um grande esforço e dedicação, um muito obrigado.

Os Professores Bibliotecários do Agrupamento