Laboratório Go-Lab: Astronomia Divertida

O passado dia 20 de março ficou marcado pela ocorrência dos seguintes fenómenos naturais: Eclipse Solar, visível em Portugal Continental e Equinócio da Primavera. Aproveitando esta data, coincidente com as comemorações do Dia do Agrupamento, o Grupo de Informática, contando com a colaboração do Grupo de Físico-Química, dinamizou um laboratório virtual de astronomia, no qual participaram os alunos de 7º ano do Agrupamento.

Neste laboratório, os alunos tiveram oportunidade de efetuar diversas simulações do Eclipse Solar, recorrendo a uma aplicação de software planetário. Deste modo, foi possível visualizar em segurança e em diferido o eclipse a partir de diversos locais espalhados pelo globo terrestre. Os alunos começaram por simular o eclipse solar parcial a partir da sua localização atual – Esmoriz. Seguidamente, “deslocaram-se” para as Ilhas Faroé onde puderam assistir ao desenrolar do eclipse solar total.

Os alunos puderam ainda assistir via web a uma transmissão em direto do eclipse a partir de câmaras localizadas numa cidade islandesa. Foram ainda realizadas algumas simulações relacionadas com a visualização de constelações, planetas e estrelas. Durante estas sessões existiu sempre a preocupação de alertar os alunos para a necessidade de se observar um eclipse de forma segura, usando os equipamentos de visualização adequados.

A atividade decorreu de acordo com os objetivos inicialmente traçados, sendo de referir a adesão e o entusiasmo colocados pelos alunos no desenvolvimento das atividades. Deste modo, através da realização de atividades pedagógicas com o recurso a tecnologias inovadoras, podemos contribuir para sensibilizar os nossos alunos para a importância das áreas científicas, fazendo-os compreender que a aprendizagem destes temas pode ser feita de forma lúdica e divertida. No final das sessões os alunos foram informados acerca da disponibilização de certificados de participação nas atividades.

O Professor Responsável: António João Lopes