Palestra Exploração Espacial

Nos dias 12 e 16 de Janeiro de 2015, os alunos do 7º ano de todo o Agrupamento tiveram a oportunidade de assistir a uma palestra sobre o tema “Exploração Espacial” que decorreu na biblioteca das escolas EB2,3 de Maceda e EB2,3 Florbela Espanca, no  âmbito  da  disciplina  de  Ciências  Físico-Químicas.

A palestra esteve a cargo do Astrónomo José Matos. Como suporte da palestra, o orador apresentou um PowerPoint intitulado “Era uma vez o Espaço” e vídeos, que foram explorados de forma clara e entusiástica. Durante a palestra foram apresentadas algumas missões para o espaço que constam da História da Ciência e mostradas miniaturas de satélites, foguetões e naves espaciais.

Houve também uma explicação sobre o funcionamento de um foguetão quando este é lançado para o espaço sendo referidas as diferenças que se observam na estrutura do mesmo. Foram abordados outros assuntos interessantes, nomeadamente as rotinas diárias dos astronautas nas estações espaciais e o abastecimento das mesmas por naves espaciais. A linguagem utilizada foi acessível e com algum humor à mistura, tendo contribuído para cativar e envolver os alunos no tema.

A atividade foi muito interessante, enriquecedora e correspondeu às expectativas de todos os que nela participaram, permitindo uma exploração adicional de alguns conceitos, no âmbito da disciplina de Ciências Físico-Químicas.

Grupo de Física e Química