Património e Sustentabilidade

No passado dia 15 de abril, as turmas do 5º ano das escolas de Maceda e Florbela Espanca, no âmbito do Plano Curricular de Turma, cujo tema é “Património e Sustentabilidade”, realizaram uma visita de estudo ao coração do centro de Ovar para poderem vislumbrar a riqueza do património do nosso município, o qual inspira as turmas envolvidas, na elaboração de trabalhos a serem apresentados a toda a comunidade educativa no final do ano letivo. Pelas 9h da manhã, alunos e professores saíram das respetivas escolas e rumaram à cidade de Ovar. Visitaram o Museu de Ovar, onde foram recebidos pelo seu diretor, António Sá Dias, que os acompanhou, por grupos, e durante a visita foi dando as explicações necessárias, revelando que o museu fora inaugurado em 1961, e que é constituído, essencialmente, por objetos de arte e etnografia, espólio que ao longo dos anos foi sendo enriquecido através de doações de variadíssimas entidades públicas e privadas.

De seguida descobriram os segredos deliciosos do famoso pão-de-ló de ovar num workshop exclusivo, na conceituada Gaby Pastelaria D’Autor. O pão-de-ló é um verdadeiro tesouro gastronómico em Ovar e neste workshop tiveram a oportunidade de ver desvendados os segredos por detrás desta iguaria tradicional, sendo guiados, passo a passo, no processo da sua criação. Para além de aprender as técnicas, tiveram a oportunidade de descobrir histórias fascinantes sobre a tradição e a cultura associadas a este doce famoso da região de Ovar. Atravessando os passadiços que cruzam o rio Cáster, chegaram á Escola de Artes e Ofícios, implantada num enquadramento paisagisticamente privilegiado da cidade de Ovar, e que tem por missão preservar memórias do património cultural material e imaterial do concelho de Ovar, promover e dinamizar as Artes neste espaço, tiveram oportunidade de assistir a uma sessão, dinamizado pelo técnico Gil Godinho que lhes mostrou e explicou a origem do azulejo, a sua evolução histórica e as técnicas utilizadas na sua realização, bem como ficaram a saber que para salvaguardar, valorizar e preservar o património cerâmico deste concelho, foi criado, em 2000, o Atelier de Conservação e Restauro do Azulejo (ACRA) da Câmara Municipal de Ovar. A caminho do lanche, antes do regresso à escola, passearam pelas ruas de Ovar e puderam ver os azulejos, os quais são um bem patrimonial e um elemento diferenciador que marca a imagem e a história da cidade. A partir desta viagem pelas ruas perceberam o sentido da expressão ouvida na Escola de Artes e Ofícios ” Ovar - cidade museu vivo do azulejo” e descobriram que esta resulta da quantidade e diversidade de fachadas das casas azulejadas que existem na cidade. Finalmente chegaram ao Parque Urbano onde partilharam o lanche e momentos de lazer ao som das cascatas e dos pássaros que habitam a serenidade daquele magnífico parque. Esta atividade permitiu aos alunos conhecer a cidade, ver o património do nosso município e deliciarem-se com a riqueza do mesmo. Também sentiram que o património é de todos e que preservá-lo é essencial e possível. O balanço desta atividade foi muito positivo, os alunos envolveram-se entusiasticamente e manifestaram-se muito agradados com a visita realizada. Os objetivos propostos foram plenamente concretizados.