Visita de Estudo – Memorial do Convento e Museu da Região do Porto

No dia 14 de março realizou-se, no âmbito das disciplinas de Português e de História, e de acordo com o previsto no Plano Anual de Atividades, a Visita de Estudo a Gaia, destinada a todos os alunos do 12º ano, num total de 88 alunos, acompanhados por 7 professores. Da parte da manhã, os participantes assistiram a uma encenação da obra Memorial do Convento, de José Saramago, no Auditório de Avintes “Os Plebeus Avintenses”, e da parte da tarde visitaram o “Museu da Região do Porto” (Region Across the Ages), inserido no “World of Wine”, em Vila Nova de Gaia. A primeira parte da atividade revelou-se bastante interessante e positiva: a encenação correspondeu às expetativas, não só pelo conteúdo como também pela adaptação feita ao público escolar. Permitiu uma perspetiva dos conteúdos da obra de Saramago a estudar, para além de ter dado a possibilidade de incutir nos alunos a importância – e, esperançosamente, o gosto – pelo teatro no desenvolvimento pessoal e social de cada um enquanto indivíduo. A visita ao “Museu da região do Porto” (Region Across the Ages) no Worl of Wine, também foi enriquecedora, dado que incentivou a aquisição e/ou a concretização/aplicação de conhecimentos no âmbito do património cultural daquela região e do país em geral.  Neste novo quarteirão cultural de Gaia e recorrendo a tecnologias inovadoras, os alunos puderam avaliar o papel crucial da região na história nacional desde os tempos pré-históricos. Tanto os alunos como os professores acompanhantes fazem um balanço muito positivo desta visita de estudo, considerando que contribuiu para alargar os seus conhecimentos bem como para fortalecer os laços sociais entre todos os participantes.