INICIATIVA BEBRAS - CASTOR INFORMÁTICO - Edição 2022 | 2 alunos no TOP1, 27 alunos no TOP10 e 65 alunos no TOP25

Este ano letivo, no mês de novembro, tal como já aconteceu em anos anteriores, decorreu a iniciativa internacional “Bebras - Castor Informático”. Nesta iniciativa, os alunos realizam uma prova constituída por 15 problemas com 3 níveis de dificuldade e duração de 45 minutos, na modalidade online. Os desafios do Bebras são feitos de pequenos problemas divertidos, estimulantes e baseados em tarefas que os cientistas de computadores encontram com frequência e gostam de resolver. Os problemas não requerem nenhum conhecimento prévio, mas requerem algum pensamento lógico.

A participação contou com a participação de turmas do 5.º ao 12.º anos e foi dinamizada pelos professores de informática, Angelina Almeida, António João, Ermelinda Azevedo, Guilhermina Rodrigues, Paulo Santos, Rita Silva, Sara Afonso e Sónia Araújo, tendo contado com a colaboração de professores da disciplina de Matemática, Alexandra Fernandes, Amélia Prazeres, Ana Paula Fonseca, Andreia Gomes, Ana Sofia Oliveira, Carla Antunes, Helena Relvas, Joaquim Aparício, Lídia Costa, Manuela Pinto, Manuela Rodrigues, Maria Luísa Terra, Sandra Barros, Rita Neves e Teresa Sá.

Em Portugal realizaram o desafio 504 escolas de 21 distritos num total de 77854 alunos, dos quais 387 foram da Escola Básica Florbela Espanca, da Escola Básica de Maceda e da Escola Secundária de Esmoriz. Destes, 134 integraram o escalão Benjamins (5.º anos e 6.º anos), 131 integraram o escalão Cadetes (7.º anos e 8.º anos), 37 integraram o escalão Juniores (9.º anos e 10.º anos) e 85 o escalão Seniores (11.º anos e 12.º anos). As turmas participantes obtiveram bons resultados, com 2 Cadetes (8º ano) a ocuparem o TOP1, 27 alunos a integraram o TOP10 (9 Benjamins, 13 Cadetes e 5 Seniores) e 65 alunos o TOP25 (25 Benjamins, 22 Cadetes, 6 Juniores e 12 Seniores). Esta iniciativa, organizada pelo Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e a TreeTree2, tem como objetivos promover a informática e desenvolver o pensamento computacional, os quais foram alcançados com sucesso. Parabéns a todos os participantes!

Os professores de Informática.