EB1 CAMPO GRANDE – Programação e Robótica – “Não coloques essa caixa no lixo pois pode servir para construir o meu robô”

Escrito por Webmaster. Publicado em EB1/JI Campo Grande

No âmbito da disciplina de Programação e Robótica, os alunos do 3º e 4º ano da EB1 de Campo Grande deram largas à sua imaginação e criatividade, construindo diversos tipos de robôs com materiais recicláveis. Durante a apresentação dos robôs, em ambiente de sala de aula, os alunos mostraram-se orgulhos com o trabalho realizado e descreveram com pormenor a forma como realizaram as tarefas, muitas delas em ambiente familiar:

“Durante a semana recolhemos materiais recicláveis. No domingo, depois do almoço, começamos a juntar os objetos para ver como ficaria o robô. O meu pai ligou a pistola de cola quente e começamos a colar as peças uma a uma. Foram surgindo novas ideias e foi uma diversão. O meu irmão mais pequenino saltava de entusiasmo. Por fim, olhamos para o nosso projeto, o robô reciclado, e ficamos orgulhosos do nosso trabalho em equipa.”

“Nós estávamos numa aula normalíssima de Programação e Robótica, até que o nosso professor nos deu a ideia de fazer um robô com materiais recicláveis. Mal eu ouvi o professor dizer isso, vieram-me muitas ideias à cabeça. Passado algum tempo, no fim de semana, comecei a fazer o robô, ajudado pelos meus pais. Para o corpo do meu robô usei uma caixa de maquilhagem que a minha mãe recebeu no Natal; para a cabeça utilizei uma caixa quadrada de especiarias; para os braços usei garrafas de água pequenas. Para finalizar o meu robô fiz umas rodas com tampas de compota e fiz uma carinha e botõezinhos com tampas de garrafas.”

“Na aula de Programação e Robótica o professor propôs à turma que fizéssemos robôs com materiais recicláveis. Então, desde esse momento, fiquei a pensar que robô faria. Quando cheguei a casa disse à minha mãe que tinha de fazer um robô reciclado e começamos a trabalhar. Eu tive a ideia de usar cartão, a minha mãe teve a ideia de usar tampas. Então peguei em duas tampas muito grandes para os pés, outras tampas grandes para os braços e peguei em tampas de gel de banho para fazer os olhos. Vi que tinha papel EVA com brilhantes e usei para fazer a boca; usei mais alguns tipos de rolhas para fazer um feitio engraçado na barriga. Para não ter que pintar o robô, a minha mãe teve a ideia de usar prata.”

“Na aula de Robótica o nosso professor propôs a construção de um robô com materiais recicláveis. Eu não precisei de pensar muito, pois comecei logo a rever os filmes de animação e veio-me à cabeça o Wall-e. Vi umas latas de refrigerante e pensei que podiam servir para os olhos. Depois fui às caixas de costura da minha mãe e vi uns olhos grandes, uma caixa antiga, papel EVA e feltro. Depois encontrei um rolo de papel para fazer o pescoço e o meu pai deu-me um carro velho que ele já tinha há algum tempo e o respetivo comando.”

“Com a ajuda da minha mãe comecei por forrar a caixa de café com papel de alumínio. Depois cortei um rolo de papel para fazer as pernas e colei com cola quente. Para os pés usei as cápsulas de café. A cabeça foi feita com o fundo de uma garrafa, onde colei os botões para fazer os olhos e pintei a boca com verniz. Também utilizei um tubo para fazer as antenas. Por fim elaborei os braços com espátulas de madeira e clips.”

De acordo com a opinião dos alunos, a atividade decorreu muito bem:

“Eu gostei muito de fazer o meu robô, ele ficou fantástico, o meu pai e a minha mãe ajudaram-me. Foi um momento muito engraçado, pois foi feito em família.”

“Com esta atividade pudemos soltar a nossa criatividade e fazer coisas muito bonitas. Esta foi uma atividade divertida porque podíamos libertar a nossa imaginação.”

“Este trabalho teve como objetivo avisar as pessoas que os materiais recicláveis podem ser utilizados para fazer coisas bonitas.”

Para finalizar, gostaríamos de deixar um agradecimento muito especial a todos os pais e familiares que acompanharam e apoiaram os alunos na realização desta atividade. Parabéns a todos pelos excelentes resultados obtidos!

Os professores responsáveis: António João Lopes, Rosa Maria Rocha e Paula Mendes