EB da Murteira - Sistema Solar

Escrito por Webmaster. Publicado em EB1 Murteira

Durante o mês de abril, os alunos do 4º ano da Turma MU3/4 da Escola Básica da Murteira, aprenderam a importância do Sol como fonte de energia que domina todo o Sistema Solar e a sua força gravitacional capaz de manter os planetas em órbita. Além desses conhecimentos, perceberam que Sistema Solar é constituído por oito planetas, incluindo a Terra, que executam o movimento de translação, ao redor do Sol, tal como muitos outros corpos celestes menores. Os alunos puderam constatar que o movimento de translação da Terra tem a duração aproximadamente de um ano e é responsável pelas estações do ano. Além do movimento de translação, os discentes verificaram que o planeta Terra também executa o movimento de rotação, que origina a sucessão de dias e noites. Este movimento tem a duração de 24 horas. Os alunos também pesquisaram sobre a Lua, satélite natural da Terra, recolhendo informações importantes, tais como, o movimento de translação da Lua em torno da Terra, com a duração de aproximadamente um mês, e que é responsável pelas quatro fases da Lua. Sob a orientação do professor, os alunos foram convidados a construir uma maquete do Sistema Solar, com o auxílio da família e com recurso a materiais recicláveis, tais como, tampas de embalagens, massa de modelar, folhas de jornal, revistas, entre outros. Os alunos revelaram entusiasmo na realização da atividade, obtendo-se trabalhos bastante coloridos e criativos.

“Somos Eco Cidadãos” - Projeto Curricular de Turma – MU4/3

Escrito por Webmaster. Publicado em EB1 Murteira

Durante o segundo semestre, os alunos da turma MU 4/3 da Escola Básica da Murteira, em Arada, dedicaram parte da sua atenção e estudo a tentar perceber por que escutam, vezes sem conta, “O nosso Planeta está em perigo!”; “Salvem o planeta Terra”. Através de momentos de pesquisa, visualização e análise de reportagens e documentários descobriram os diferentes tipos de poluição e as consequências que ambos trazem para o meio ambiente e para a vida do Homem. Foram convidados a desenvolver atividades e dinâmicas, na sala de aula ou em família, capazes de os tornar formadores e praticantes de boas-práticas ambientais. No presente, é urgente mudar de atitude e comportamento na perspetiva de proteger o planeta Terra dos ataques do seu maior inimigo: o Homem. Orgulhosos do que aprenderam e podem ensinar, tornam públicas algumas das atividades desenvolvidas no âmbito do seu Projeto Curricular de Turma: “Somos Eco Cidadãos”.

EB da Murteira - Visita de estudo a Aveiro

Escrito por Webmaster. Publicado em EB1 Murteira

Os alunos da turma MU4/3 fizeram uma visita de estudo à cidade de Aveiro, no dia 17 de junho de 2022. Esta visita foi uma aula a céu aberto, onde os alunos do 3º ano e os finalistas do 1º Ciclo de ensino tiveram a oportunidade de ensinar e aprender mais sobre a capital do nosso distrito, assim como por em prática conhecimentos científicos e as boas práticas de convivência social (em grupo e em sociedade). Partilham o sumário da aula e o momento em que eternizaram os laços de amizade construídos ao longo de, pelo menos, 4 anos. Numa das ponte, sobre um dos canais da Ria de Aveiro, amarraram a sua fita da amizade, atual costume de quem visita esta tão bonita e alegre cidade.

EB da Murteira - Visita ao Parque Biológico de Gaia

Escrito por Webmaster. Publicado em EB1 Murteira

No passado dia 8 de junho de 2022 a comunidade escolar da E.B. da Murteira foi visitar o Parque Biológico de Gaia. O tempo chuvoso não impediu os participantes de fazerem a visita guiada pelo parque e de alimentarem alguns dos animais que ali vivem. Nesta aula de campo tiveram a oportunidade de consolidarem, aprenderem e ensinarem aspectos da fauna e flora. Fica o especial agradecimento  aos pais e Associação de Pais da Murteira pela possibilidade de terem proporcionado esta visita de estudo de forma totalmente gratuita.