EB da Murteira - Sistema Solar

Escrito por Webmaster. Publicado em EB1 Murteira

Durante o mês de abril, os alunos do 4º ano da Turma MU3/4 da Escola Básica da Murteira, aprenderam a importância do Sol como fonte de energia que domina todo o Sistema Solar e a sua força gravitacional capaz de manter os planetas em órbita. Além desses conhecimentos, perceberam que Sistema Solar é constituído por oito planetas, incluindo a Terra, que executam o movimento de translação, ao redor do Sol, tal como muitos outros corpos celestes menores. Os alunos puderam constatar que o movimento de translação da Terra tem a duração aproximadamente de um ano e é responsável pelas estações do ano. Além do movimento de translação, os discentes verificaram que o planeta Terra também executa o movimento de rotação, que origina a sucessão de dias e noites. Este movimento tem a duração de 24 horas. Os alunos também pesquisaram sobre a Lua, satélite natural da Terra, recolhendo informações importantes, tais como, o movimento de translação da Lua em torno da Terra, com a duração de aproximadamente um mês, e que é responsável pelas quatro fases da Lua. Sob a orientação do professor, os alunos foram convidados a construir uma maquete do Sistema Solar, com o auxílio da família e com recurso a materiais recicláveis, tais como, tampas de embalagens, massa de modelar, folhas de jornal, revistas, entre outros. Os alunos revelaram entusiasmo na realização da atividade, obtendo-se trabalhos bastante coloridos e criativos.