ALUNOS DA ESCOLA FLORBELA ESPANCA GANHAM 1º PRÉMIO NO CONCURSO DE PROJETOS DE ESCOLAS – DIA MUNDIAL DO AMBIENTE PROMOVIDO PELA UNIVERSIDADE DE AVEIRO
Os alunos da turma do 6º B da Escola Florbela Espanca estão de parabéns pela excelente participação no Concurso de Projetos de Escolas – Dia Mundial do Ambiente, promovido pelo Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro! Esta iniciativa, realizada no dia 5 de junho de 2024, contou com a participação de alunos de diversas escolas do distrito de Aveiro, que apresentaram os seus projetos, tendo como tema central a sustentabilidade ambiental. Os nossos alunos, orientados pelos professores António João Lopes e Clotilde Sá, apresentaram dois projetos: Sistema Automático de Rega com Micro:Bit e Sistema Inteligente de Reciclagem. O projeto Sistema Automático de Rega com Micro:Bit obteve o 1º lugar no concurso, tendo sido atribuído um prémio monetário de 250€ para aplicação em materiais e/ou equipamentos que possam dar continuidade ao projeto. O projeto foi desenvolvido no âmbito das disciplinas de TIC e Cidadania e Desenvolvimento. De referir a presença em Aveiro de todos os alunos da turma do 6º B, os quais apoiaram incondicionalmente os colegas envolvidos nos projetos.
COMPETIÇÕES NACIONAIS DE CIÊNCIA 2024 – UNIVERSIDADE DE AVEIRO
No passado dia 30 de abril, alunos do 6º ano da Escola Básica Florbela Espanca e da Escola Básica de Maceda, acompanhados pelos professores Clotilde Sá, António João Lopes, Lídia Costa e Carla Antunes, participaram nas Competições Nacionais de Ciência, realizadas nas instalações da Universidade de Aveiro. Este evento reúne todos os anos estudantes de muitas escolas do país, proporcionando um ambiente estimulante e desafiador para a aplicação dos conhecimentos adquiridos em contexto escolar. Os nossos alunos demonstraram um desempenho meritório, destacando-se pelo seu empenho e espírito de equipa. Ao nível dos resultados, é de salientar o 5.º lugar obtido pelos alunos David Almeida e João Silveira, da turma 6.º B, na competição EcoNet. Para além disso, os alunos Tiago Baptista e Afonso Silva também se destacaram, alcançando um notável 9.º lugar na mesma competição. No que diz respeito à classificação global, a Escola Básica Florbela Espanca obteve um honroso 8.º lugar entre as 65 escolas participantes. Este resultado reflete o esforço de alunos e professores na preparação desta competição, bem como a qualidade do ensino que é proporcionado nas nossas escolas. A participação neste tipo de eventos é fundamental para o desenvolvimento académico e pessoal dos nossos alunos. Para além de permitirem a aplicação prática dos conhecimentos teóricos, estas competições contribuem para o desenvolvimento do trabalho em equipa, resolução de problemas e pensamento crítico. Gostaríamos de felicitar todos os alunos participantes pelo seu excelente desempenho, na certeza de que continuaremos a incentivar a sua participação em eventos deste tipo, que tanto contribuem para a formação integral dos nossos alunos.
CLUBE DE CIÊNCIA VIVA | PÁSCOA CIENTÍFICA
O Clube de Ciência Viva celebrou a Páscoa de 2024 com atividades científicas que envolveram alunos do 7º ano da Escola Florbela Espanca. Os ovos foram os protagonistas de belos momentos científicos!... Suspensos em fios de comprimentos diferentes, os ovos oscilaram com períodos diferentes, originando uma impressionante “Onda de pêndulos”. Noutra atividade, um “ovo gigante” criado com arame e fio, revelou os segredos da mistura de luzes coloridas que explicam a origem das diferentes cores num ecrã de televisão, computador ou telemóvel. Com apenas três focos com as cores primárias da luz (vermelho, verde e azul), os alunos observaram o efeito da sua sobreposição, através de sombras originadas pelo ovo, percebendo a razão do aparecimento de novas cores: amarelo (luz vermelha + luz verde), magenta (luz vermelha + luz azul), ciano (luz azul + luz verde) e branco (luz vermelha + luz azul + luz verde). Esta experiência educativa aliou Ciência à tradição, permitindo refletir sobre a importância da Física no nosso quotidiano.
Visita ao Sea Life Porto
No dia um de março, no âmbito do Projeto Curricular de Turma, os alunos do 6ºB mergulharam no fantástico mundo subaquático do Sea Life Porto. Durante a visita, os alunos foram conduzidos pela Diretora de Turma, professora Clotilde Sá e pelo professor de TIC, professor António João Lopes, numa viagem fascinante através de habitats marinhos, onde puderam observar de perto uma incrível diversidade de vida marinha, desde coloridos peixes tropicais até majestosos tubarões. Nesta viagem, os alunos ficaram encantados com a variedade impressionante de animais aquáticos. As atividades interativas foram fantásticas e os alunos apreciaram imenso as palestras sobre os tubarões e os pinguins-de-Humboldt, ficando fascinados com a alimentação das raias. O Sea Life proporcionou aos alunos uma experiência única de descoberta das maravilhas do mundo marinho. Os alunos expressaram a sua gratidão pela experiência enriquecedora e inspiradora, felicitando o Sea Life Porto pelo seu compromisso com a educação ambiental e conservação marinha. Esta visita memorável deixou uma impressão duradoura nos corações e mentes dos alunos e professores, reforçando a importância de proteger e valorizar o nosso precioso planeta azul. No final da visita os alunos receberam um diploma de embaixadores do Programa de Preservação e Conservação Marítima.
Projeto eTwinning “Christmas cards and traditions”
Os alunos do 6ºE da Escola Florbela Espanca desenvolveram um projeto eTwinning intitulado “Christmas Cards and Traditions” em parceria com os alunos da escola de Eleftheroupolis, Grécia. Neste projeto os alunos desenvolveram competências de Cidadania, artísticas, digitais, ambientais e ecológicas. Os alunos durante os meses de novembro e dezembro elaboraram nas aulas de Educação Tecnológica (professora Geraldina Rosa) postais com materiais reciclados dando largas à sua criatividade; nas aulas de Inglês (professora Isabel Santos) produziram mensagens natalícias que enviaram para os alunos gregos; nas aulas de TIC (professor António João Lopes) fizeram pesquisas e criaram um padlet colaborativo com as tradições de Natal; nas aulas de Educação Musical (professora Clotilde Sá) prepararam canções tradicionais de Natal. No dia 19 de dezembro foi feita uma videoconferência com os alunos das duas escolas, onde foram apresentadas e partilhadas as suas tradições de Natal. Durante esta videoconferência os alunos apresentaram canções alusivas aos seus países e cantaram uma canção em conjunto. Num espaço de partilha foi gratificante ouvir as questões e as respetivas respostas entre os alunos das duas escolas. A finalizar os alunos abriram os presentes e partilharam os postais de Natal enviados pelas escolas.
A coordenadora do projeto: Clotilde Sá