Consulta Alunos  

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Dia Mundial da Alimentação no Agrupamento

Escrito por Webmaster. Publicado em Agrupamento

O Agrupamento de Escolas de Esmoriz, Ovar Norte assinalou o Dia Mundial da Alimentação, desenvolvendo um conjunto de atividades que tiveram como objetivo sensibilizar a comunidade escolar para a aquisição de hábitos alimentares saudáveis, dando ênfase à importância do pão na alimentação. O grupo de trabalho do PES elaborou um cartaz alusivo ao tema e procedeu à sua divulgação junto da comunidade escolar, com vista à reflexão sobre a importância do pão na alimentação. Todos os professores dos 2º e 3º ciclos e ensino secundário foram convidados a refletir, com os respetivos alunos, sobre a diversidade do pão e suas consequências para a saúde. Os cartazes elaborados pelos alunos das turmas de 7º e 9º anos foram expostos nas bibliotecas das escolas Florbela Espanca, Maceda e Secundária. Nos dias 15 (Escola de Maceda), 16 (Escola Florbela Espanca) e 17 de outubro (Escola Secundária), foi levado a cabo, nos respetivos refeitórios, um workshop sobre o tema “Vamos Fazer Pão”; teve como principal finalidadedar a conhecer a história do pão e sensibilizar para o processo de fabrico.

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Semana Europeia da Programação 2018

Escrito por Webmaster. Publicado em Agrupamento

A Semana Europeia de Programação é uma iniciativa promovida pela Comissão Europeia e tem como objetivo promover a programação e a criatividade digital junto da comunidade escolar. O Agrupamento de Escolas de Esmoriz – Ovar Norte, através do Grupo de Informática, associou-se a este evento, o qual decorreu no período de 6 a 21 de outubro, tendo dinamizado diversas atividades destinadas aos alunos do Agrupamento.

Durante este período, as atividades letivas foram direcionadas para a realização de exercícios lúdicos de programação, tendo os alunos aprendido a programar através da resolução de desafios de programação visual, recorrendo a aplicações tipo Minecraft, Star Wars, Angry Birds e Frozen. Por sua vez, os alunos dos Cursos Profissionais, utilizaram a plataforma Silent Teacher para desenvolverem programas mais avançados, utilizando estruturas de código mais complexas.

De acordo com as opiniões manifestadas pelos professores envolvidos, os alunos empenharam-se ativamente nas atividades propostas, as quais contribuíram para o desenvolvimento de competências ao nível da programação. De referir que o Agrupamento recebeu um diploma pela sua participação neste evento.

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Ciências Experimentais no 1º Ciclo

Escrito por Webmaster. Publicado em Agrupamento

A promoção da educação científica é fundamental ao exercício de uma cidadania ativa (informada e interveniente) e essencial ao exercício de qualquer atividade profissional. Toda a criança deve ter garantido, no seu percurso académico uma educação científica que lhe forneça uma visão esclarecida e potenciadora de ações responsáveis no que respeita a si próprio e ao meio que o rodeia, salientando-se que o trabalho em sala de aula, no âmbito das Ciências Experimentais, contempla trabalho prático, laboratorial, de campo e experimental. No âmbito da parceria das Ciências Naturais e CFQ com a área disciplinar de Estudo do Meio os alunos do 1ºciclo iniciaram um conjunto de atividades experimentais. Com estas atividades pretende-se uma otimização das práticas educativas no ensino das Ciências Experimentais e consequentemente, dos níveis de literacia científica no Agrupamento rentabilizando o “saber de experiência feito”. Os pequenos cientistas do nosso agrupamento realizam com entusiasmo e dedicação atividades experimentais relacionadas, por exemplo, com a dureza dos ossos, a extração de pigmentos das folhas entre outras selecionadas e planificadas pelos docentes do 1ºciclo e docentes das áreas disciplinares envolvidas.

A Coordenadora de Área Disciplinar de Ciências Naturais

Fátima Lopes

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Programação e Robótica - A Magia da Realidade Aumentada

Escrito por Webmaster. Publicado em Agrupamento

A Realidade Aumentada é uma tecnologia emergente que pode contribuir para tornar as aulas mais envolventes e interativas, estimulando a comunicação e criatividade, de forma a captar o interesse dos alunos pelas atividades desenvolvidas em contexto de sala de aula. Uma das aplicações mais utilizadas da Realidade Aumentada é na área do entretenimento, sendo um dos jogos mais conhecidos - Pokemon Go - baseado em tecnologias de Realidade Aumentada. Existem aplicações disponíveis para os mais diversos domínios curriculares, nomeadamente na área da matemática (geometria) e das ciências experimentais (sistema solar, corpo humano). 

Tendo em conta a importância desta tecnologia, e numa perspetiva de ligação à área da Robótica, os alunos mais novos realizaram algumas atividades lúdicas, tendo começado por pintar diversos tipos de desenhos impressos em papel.

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PROGRAMAÇÃO E ROBÓTICA NO ENSINO BÁSICO

Escrito por Webmaster. Publicado em Agrupamento

A iniciação à programação e robótica nos primeiros ciclos de ensino pode contribuir para o desenvolvimento de aprendizagens que estimulem a criatividade, a imaginação, a orientação espacial, o pensamento lógico-matemático, a lateralidade, as sequências, as narrativas e outras formas de expressão do pensamento dos alunos mais novos.

Tendo em conta a importância do desenvolvimento destas competências, o Agrupamento disponibilizou durante o presente ano letivo a disciplina de Programação e Robótica, na qual foram dinamizadas diversas atividades direcionadas para o desenvolvimento do pensamento computacional, bem como para a programação de robôs.

Ao longo do ano letivo pretendeu-se sensibilizar os alunos do Ensino Básico para a importância da informática e da programação na resolução de problemas do dia-a-dia, proporcionando-lhes, de uma forma divertida e recorrendo a elementos do mundo que os rodeia, tais como jogos e robôs, aprendizagens significativas que pudessem contribuir para o desenvolvimento do raciocínio lógico e abstrato, bem como da criatividade.