Mais um prémio para o AEEON - Selo Escola Saudável
Mais um prémio para o Agrupamento de Escolas de Esmoriz - Ovar Norte
SELO ESCOLA SAUDÁVEL - NÍVEL III (AVANÇADO)
Este Selo premeia as escolas que privilegiem, no seu quotidiano, a promoção da saúde e do bem-estar da comunidade educativa. O agrupamento de Escolas de Esmoriz, foi reconhecido com mérito , como um agrupamento que, através das suas práticas, têm vindo a contribuir para a promoção de relações interpessoais saudáveis, envolvendo toda a comunidade educativa e criando uma imagem positiva da escola. O nosso Agrupamento foi reconhecido como umas das escolas potenciadoras do crescimento e desenvolvimento de crianças, jovens e adultos saudáveis. Parabéns à professora Rosa Helena Graça e restante equipa.
PROJETO “HISTÓRIAS VAI-VEM” 2018/2019
No ano letivo 2018/19 foi desenvolvido, pelo terceiro ano consecutivo, o projeto Histórias Vai-vem, no âmbito do Plano de Ação para a Promoção do Sucesso Educativo do AEEON, inserido no PNPSE (Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar). Implementado em todas as escolas do 1º Ciclo, nos 1º e 2º anos de escolaridade, e integrado na Oferta Complementar, o programa envolveu dezassete turmas, abrangendo um total de 328 alunos. Dinamizado pela professora Elvira Sá em coadjuvação com os professores titulares, o projeto teve como principal objetivo promover e desenvolver competências nos domínios da oralidade, da leitura e da escrita, através da análise de diversas obras literárias, de forma a promover um ensino de qualidade e combater o insucesso na área do Português. Permitiu ainda contribuir para o sucesso educativo dos alunos e para o desenvolvimento de dinâmicas de ensino e aprendizagem diversificadas.
PROGRAMA APPS FOR GOOD - ENCONTRO REGIONAL NORTE: OS NOSSOS ALUNOS ESTÃO APURADOS PARA A FINAL EM LISBOA
Decorreu no passado dia 28 de junho, no Centro Cultural de Ermesinde - Valongo, o 5º Encontro Regional Norte do Apps For Good, no qual participaram cerca de 65 equipas de professores e alunos de diferentes escolas da região norte. O Programa APPS FOR GOOD tem como objetivo o desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis - smartphones ou tablets - de forma a mostrar o potencial da tecnologia na transformação do mundo e das comunidades em que vivemos. O nosso Agrupamento esteve representado por duas equipas de alunos do 12º ano do Curso Profissional de Multimédia, os quais apresentaram o Projeto PAB ESMORIZ - GUIA TURÍSTICO PARA INVISUAIS e o Projeto AZ OVAR.
A Robótica e a Educação Musical: Alunos do 1º Ciclo recriam piano com bananas e limões.
Existe hoje em dia a convicção que a introdução de uma componente artística no ensino das ciências pode torná-las mais atrativas para os nossos alunos, contribuindo para aumentar os níveis de motivação e para uma melhor contextualização do processo de aprendizagem. No final do ano letivo, os professores de Programação e Robótica e Educação Musical, António João Lopes e Clotilde Sá, em articulação com as professoras do Primeiro Ciclo, Rosa Maria Rocha e Sónia Guerra, dinamizaram uma atividade de caráter multidisciplinar, destinada aos alunos do 4º ano das Escolas EB1 da Relva e Campo Grande. Durante a realização desta atividade, os alunos tiveram oportunidade de dar largas à sua imaginação e criatividade, utilizando uma placa de robótica para construir um piano digital. Os alunos aplicaram algumas noções básicas sobre materiais condutores e não condutores, de forma a construírem um circuito elétrico que funcionasse como um piano digital. Para tornar a atividade mais interessante e divertida, os alunos utilizaram bananas e limões para simular as teclas do piano.
Curso Profissional de Gestão Desportiva e Orçamento Participativo da Escola Florbela Espanca
Ao longo deste ano letivo, os alunos da turma de Gestão Desportiva, no âmbito da disciplina de GID, trabalharam na recuperação e reparação de material das instalações desportivas quer da escola Secundária de Esmoriz quer da escola básica Florbela Espanca. O último projeto em que a turma esteve envolvida estava relacionado com a proposta vencedora do Orçamento Participativo da escola Florbela Espanca do ano 2017-2018. Essa proposta foi apresentada pelos alunos Ana Marques, Benícia Carvalho, Bruna Carvalho, Eduardo Paulo, João Rocha, Pedro Gurgo e Pedro Santos, do 7ºC e, com o nome de “Espaço Voleibol”, visava a recuperação de um espaço anexo ao pavilhão, cuja finalidade é a prática de Voleibol.
Assim, foi proposto aos alunos de Gestão Desportiva pintar um campo de Voleibol, reparar e pintar os respetivos postes e vedações anexas. O trabalho foi executado nas aulas com a colaboração de um funcionário do agrupamento. Os alunos cumpriram o trabalho proposto e tiveram de ser persistentes para concluírem as tarefas. Com o seu empenho conseguiram recuperar um espaço desportivo do nosso agrupamento e melhorar a qualidade das instalações. Com esta atividade conseguiram materializar a proposta da turma vencedora do projeto e com o seu trabalho tornar uma escola mais cuidada e apelativa. Bom trabalho, turma de Gestão Desportiva! Bom trabalho Ana, Benícia, Bruna, Eduardo, João, Pedro Gurgo e Pedro Santos!