Consulta Alunos  

Imprimir

Contai aos pequeninos o que foi o Holocausto

Escrito por Webmaster. Publicado em Agrupamento

No dia 20 de fevereiro de 2020, os alunos do 9º ano, turmas B e D, dinamizaram na biblioteca escolar Manuel Monteiro da Escola Secundária de Esmoriz, uma sessão intitulada “Contai aos pequeninos o que foi o Holocausto”, para os alunos do 4º ano da Escola Básica do Campo Grande, organizada e coordenada pelas professoras de História e Educação Moral e Religiosa Católica, respetivamente, Filomena Melo e Susana Pardinhas. Durante a sessão houve uma partilha de conhecimentos entre os alunos do 9º ano e do 4º ano, sobre o que foi o Holocausto, o significado de discriminação, inclusão, exclusão, liberdade e democracia. Estivemos perante alunos atentos, com um brilho nos olhos e sorrisos nos rostos, e ficamos com a certeza de que estes jovens estão despertos para a defesa dos direitos humanos, fulcrais para o bem comum da humanidade.

Imprimir

Auto da Barca do Inferno

Escrito por Webmaster. Publicado em Agrupamento

No dia 5 de fevereiro de 2020, os alunos do nono ano da Escola Secundária e da Escola EB de Maceda deslocaram-se a Perafita, Matosinhos, a fim de assistirem à representação da peça “Auto da Barca do Inferno”, de Gil Vicente. Foi com grande entusiasmo que desfrutaram do espetáculo teatral, tendo até dois alunos participado na representação. Esta atividade revelou-se muito positiva para os estudantes que puderam reforçar o seu conhecimento da obra. 

Imprimir

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DAS ESCOLAS 2020

Escrito por Webmaster. Publicado em Agrupamento

Pelo quarto ano consecutivo, o Orçamento Participativo das Escolas (OPE), iniciativa do Ministério da Educação, dá voz aos estudantes do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário. Os alunos vão poder decidir o que querem melhorar na sua escola. Para isso, precisam de ter uma ideia, reunir apoio e, claro, conseguir os votos dos colegas! Para participarem nesta iniciativa, os alunos deverão preencher uma “ficha de proposta”, disponibilizada na reprografia de cada escola. Os alunos da EB de Maceda e da EB Florbela Espanca deverão entregar a sua proposta ao respetivo coordenador de Estabelecimento (professor Elísio Almeida e professora Maria Amaral, respetivamente) e os da Secundária deverão fazê-lo nos Serviços Administrativos.

A proposta deve ser entregue até ao final de fevereiro. A divulgação das propostas será feita nos 10 dias úteis anteriores à votação. A votação das propostas ocorrerá no dia 19 de março de 2020, da parte da manhã.

Os resultados serão divulgados até final março e a medida será executada pela escola até ao final do presente ano civil. Para mais informações podem consultar o endereço  www.opescolas.pt/.

VER CARTAZ

Imprimir

CLUBE DE CIÊNCIA VIVA – VISITA À FÁBRICA CENTRO DE CIÊNCIA VIVA DE AVEIRO

Escrito por Webmaster. Publicado em Agrupamento

À semelhança do dia 7 de janeiro, realizaram-se mais duas visitas de estudo à Fábrica Centro Ciência Viva, em Aveiro, para os alunos do 2º Ciclo da Escola Florbela Espanca. As turmas 6ºA, 6ºB, 6ºC e 6ºD foram no dia 10 de janeiro, acompanhadas pelas professoras Lídia Costa, Luís Salvado, Luísa Ferreira e Andreia Gomes. No dia 14 de janeiro, foi a vez das turmas 5ºB, 5ºE, 6ºE e 6ºF, acompanhadas pelas professoras Isabel Reis, Estela Santos, Maria da Encarnação Ferreira e Manuela Bessa. Durante três horas, os alunos estiveram envolvidos em atividades experimentais que lhes permitiram manipular, criar, testar e provar: fizeram bombons de chocolate, branco, preto e de leite; programaram robôs e fizeram até pasta de dentes natural! Os alunos gostaram desta iniciativa do Clube de Ciência Viva, que lhes proporcionou experiências culturais em contextos educativos inovadores.

Imprimir

MULTIMÉDIA E MODELAÇÃO 3D

Escrito por Webmaster. Publicado em Agrupamento

No dia 17 de janeiro, na Escola Secundária de Esmoriz, as turmas dos 11º e 12º anos do Curso Profissional de Técnico de Multimédia participaram num Workshop de Modelação 3D dinamizado pela ANPRI (Associação Nacional de Professores de Informática). Os alunos exploraram, com entusiasmo, duas plataformas de modelação 3D - Tinkercad e Cospaces.   Para os alunos do 11º ano, foram os primeiros passos nas aprendizagens essenciais em modelação 3D, servindo desta forma para se inteirarem das potencialidades deste tipo de ferramenta e para explorarem este tipo de software. Para os alunos do 12º ano foi a oportunidade de desenvolverem novas aprendizagens que poderão mobilizar na realização do seu projeto no âmbito da Prova de Aptidão Profissional.