Consulta Alunos  

Imprimir

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO - 16 DE OUTUBRO DE 2020

Escrito por Webmaster. Publicado em Agrupamento

O Agrupamento de Escolas de Esmoriz - Ovar Norte assinalou, no mês de outubro, o Dia Mundial da Alimentação, com a realização de um conjunto de palestras por videoconferência, dirigidas a todos os alunos de 9º ano, subordinadas ao tema “Vamos Combater o Desperdício Alimentar!”, dinamizadas pela DECOJovem, numa parceria com a equipa do Projeto de Educação para a Saúde (PES), com a colaboração da Dra. Joana Simões, Dra. Sara Pinheiro e Dra. Rita Alvernaz. Foi abordada a importância do combate ao desperdício alimentar, e das estratégias a adotar para o evitar, sensibilizando-se a comunidade escolar para a importância de escolhas alimentares sustentáveis e de aquisição de hábitos alimentares saudáveis, e, ainda, para a importância da leitura informada dos “Rótulos Alimentares”, sendo as imagens “CONSUMER TALKS” relativas a uma das videoconferências, realizada no dia 22 de outubro. Foi também elaborado, pela equipa do PES, um cartaz alusivo à temática do “Combate ao Desperdício Alimentar”, tendo sido os Diretores de Turma convidados a promover uma reflexão, junto dos alunos, sobre esta temática, em articulação com os professores de Ciências Naturais e de Biologia.

Imprimir

CLUBE DE CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA - “CIÊNCIA NA BAGAGEM”

Escrito por Webmaster. Publicado em Agrupamento

No âmbito do Projeto ”Clube de Ciência Viva na Escola”, foram realizadas atividades com 24 turmas do 9º ano e Ensino Secundário (regular e profissional) entre os dias 29 de outubro e 13 de novembro de 2020, em substituição das atividades “Show da Física” e “Show da Química“, agendadas para os dias 24 e 25 de março de 2020 e canceladas devido ao confinamento. Especialistas da Fábrica Centro de Ciência Viva de Aveiro deslocaram-se à Escola Secundária de Esmoriz e à Escola E.B. 2,3 de Maceda, trazendo “Ciência na Bagagem”. Foram realizadas as seguintes atividades:

Vida numa gota de água … do Oceano - nesta atividade foi possível reconhecer a importância do plâncton existente no oceano, distinguir fitoplâncton e zooplâncton, observar e classificar diversas espécies existentes numa amostra de água do oceano. Os alunos puderam observar num monitor as imagens obtidas ao microscópio ótico.

Bioplástico da batata - atividade com caráter experimental onde os alunos foram convidados a sintetizar um bioplástico a partir de amido de batata, refletindo sobre o impacto ambiental do uso massivo de plásticos, a poluição dos oceanos, a conservação da natureza e boas práticas ambientais.

Robótica - exploração da constituição de um robô e o papel desempenhado por cada um dos seus componentes. Como se movem os robôs e como interagem com as pessoas foram temáticas abordadas de forma lúdica e divertida. Os alunos puderam observar o desempenho de vários robôs, interagindo com eles.

Ciência em Prosa - Histórias contadas oralmente, leitura de textos e apresentação de ilustrações, numa dinâmica cheia de humor, leveza, poesia e profundidade. O rigor científico foi um aliado da ficção e da fantasia.

Imprimir

Avisos

Escrito por Webmaster. Publicado em Agrupamento

ENSINO PROFISSIONAL - RECUPERAÇÃO DE MÓDULOS   ***NOVO
 
Informa-se todos os alunos que estão abertas as inscrições para a recuperação de módulos em atraso para efeitos de conclusão de curso.
As inscrições decorrerão até 06/11/2020, através do documento disponibilizado, que deverá ser preenchido e enviado em formato digital para  Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. .
 
 

 

DIVULGAÇÃO DOS DOCUMENTOS DE APOIO À ABERTURA DO ANO LETIVO 2020/2021  

VER DOCUMENTO


NOTA INFORMATIVA

INÍCIO DO ANO ESCOLAR DE 2020/2021

AVISO


Atividades de Animação e de Apoio à Família na Educação Pré-escolar - Regulamento e Inscrições

Para os alunos que efetuem a 1ª matrícula na educação pré-escolar é utilizado o formulário aqui divulgado  que deverá ser entregue no balcão de atendimento da Câmara Municipal de Ovar instruído com os respetivos documentos ou em alternativa enviado por email com digitalização do formulário preenchido e acompanhado dos respetivos documentos.

REGULAMENTO

FORMULÁRIO


 

 SUBSÍDIO DE ESTUDO PARA O ANO LETIVO 2020/2021

AVISO

BOLETIM DE CANDIDATURA

Imprimir

Projeto eTwinning "Happy Birthday, Beethoven!"

Escrito por Webmaster. Publicado em Agrupamento

O projeto eTwinning “Happy Birthday, Beethoven” teve a participação da turma do 6º C da Escola Florbela Espanca e da turma do 4º ano da Escola EB1 de Campo Grande. Este projeto foi fundado pela professora de Educação Musical da turma do 6ºC, Clotilde Sá e por Marijana Franicevic professora de uma turma da escola de Opuzen, Croácia e tem a participação de parceiros europeus, dos seguintes países: Turquia, Itália, Bósnia – Herzegovina, Croácia, Albânia, Polónia, Macedónia, Espanha e Geórgia. O projeto “Happy Birthday, Beethoven” surgiu no contexto das comemorações dos 250 anos do nascimento de Ludwig Van Beethoven.

Imprimir

Khan Academy - Digital, envolvente e divertida

Escrito por Webmaster. Publicado em Agrupamento

Assim se aprende matemática com a Khan Academy, uma plataforma com mais de 30 000 exercícios e 2 300 vídeos. Sal Khan, em 2004, começou a ensinar matemática à sua prima Nádia através da internet; dois anos depois criou um canal no Youtube que já recebeu mais de 250 milhões de visualizações. Com este sucesso, que se espalhou pelo mundo, criou a Khan Academy (KA), que depois se estendeu a outras áreas do conhecimento. No agrupamento AEEON os professores Ramos Pais, Alexandra Fernandes, António Dias, Ana Sofia e Manuela Rodrigues, e cerca de 200 alunos de nove turmas do 7º ao 12º ano experimentaram, no ensino à distância, este instrumento poderoso para aprender e ensinar matemática.  

A Fundação Altice, a DGE e a Educom promoveram o projeto “Aprender e Ensinar Matemática com a Khan Academy”, com os objetivos de aumentar a motivação e o sucesso escolar dos alunos, e melhorar as práticas pedagógicas dos professores mediante a frequência de uma oficina de formação. Os alunos, no ensino à distância, usaram a plataforma KA nas aulas síncronas ou no estudo autónomo, de 16 de abril a 26 de junho, realizando as atribuições feitas pelo professor na turma específica criada na plataforma. Quais os resultados da aplicação do projeto?