Consulta Alunos  

Imprimir

CLUBE DE CIÊNCIA VIVA NA ESCOLA - “CIÊNCIA NA BAGAGEM”

Escrito por Webmaster. Publicado em Agrupamento

No âmbito do Projeto ”Clube de Ciência Viva na Escola”, foram realizadas atividades com 24 turmas do 9º ano e Ensino Secundário (regular e profissional) entre os dias 29 de outubro e 13 de novembro de 2020, em substituição das atividades “Show da Física” e “Show da Química“, agendadas para os dias 24 e 25 de março de 2020 e canceladas devido ao confinamento. Especialistas da Fábrica Centro de Ciência Viva de Aveiro deslocaram-se à Escola Secundária de Esmoriz e à Escola E.B. 2,3 de Maceda, trazendo “Ciência na Bagagem”. Foram realizadas as seguintes atividades:

Vida numa gota de água … do Oceano - nesta atividade foi possível reconhecer a importância do plâncton existente no oceano, distinguir fitoplâncton e zooplâncton, observar e classificar diversas espécies existentes numa amostra de água do oceano. Os alunos puderam observar num monitor as imagens obtidas ao microscópio ótico.

Bioplástico da batata - atividade com caráter experimental onde os alunos foram convidados a sintetizar um bioplástico a partir de amido de batata, refletindo sobre o impacto ambiental do uso massivo de plásticos, a poluição dos oceanos, a conservação da natureza e boas práticas ambientais.

Robótica - exploração da constituição de um robô e o papel desempenhado por cada um dos seus componentes. Como se movem os robôs e como interagem com as pessoas foram temáticas abordadas de forma lúdica e divertida. Os alunos puderam observar o desempenho de vários robôs, interagindo com eles.

Ciência em Prosa - Histórias contadas oralmente, leitura de textos e apresentação de ilustrações, numa dinâmica cheia de humor, leveza, poesia e profundidade. O rigor científico foi um aliado da ficção e da fantasia.

As atividades decorreram na sala de aula de cada turma, onde foram cumpridas todas as normas de segurança. Os alunos envolvidos manifestaram interesse e participaram ativamente nas atividades, considerando que as mesmas contribuíram para a sua literacia científica e tecnológica.

A Equipa do “Clube de Ciência Viva na Escola”