PROGRAMAÇÃO E ROBÓTICA NO ENSINO BÁSICO
A iniciação à programação e robótica nos primeiros ciclos de ensino pode contribuir para o desenvolvimento de aprendizagens que estimulem a criatividade, a imaginação, a orientação espacial, o pensamento lógico-matemático, a lateralidade, as sequências, as narrativas e outras formas de expressão do pensamento dos alunos mais novos.
Tendo em conta a importância do desenvolvimento destas competências, o Agrupamento disponibilizou durante o presente ano letivo a disciplina de Programação e Robótica, na qual foram dinamizadas diversas atividades direcionadas para o desenvolvimento do pensamento computacional, bem como para a programação de robôs.
Ao longo do ano letivo pretendeu-se sensibilizar os alunos do Ensino Básico para a importância da informática e da programação na resolução de problemas do dia-a-dia, proporcionando-lhes, de uma forma divertida e recorrendo a elementos do mundo que os rodeia, tais como jogos e robôs, aprendizagens significativas que pudessem contribuir para o desenvolvimento do raciocínio lógico e abstrato, bem como da criatividade.
Durante o ano, os alunos puderam contactar com o mundo da programação, tendo realizado diversas atividades lúdicas onde tiveram oportunidade de criar e animar pequenas histórias e jogos, usando o ambiente de programação Scratch.
Recorrendo à utilização de jogos didáticos, os alunos mais novos aprenderam a programar o robô Blue-Bot, um pequeno robô que permite a implementação de diversas estratégias de gamificação em sala de aula, possibilitando a abordagem de conteúdos transversais ao currículo. Para além disso, os alunos aprenderam a resolver diversos desafios de programação, recorrendo aos robôs Lego Mindstorms NXT.
Tendo em conta a forma extremamente positiva como decorreram as atividades, podemos referir que a programação e robótica podem contribuir de forma decisiva para redefinir e criar atividades e conteúdos inovadores, capazes de proporcionar novas experiências lúdicas, que permitam potenciar a imaginação, a criatividade, a reflexão e o pensamento crítico dos alunos mais novos, preparando-os para os desafios do futuro.
O Coordenador do Grupo de Informática: António João Lopes