Visita de Estudo às Grutas da Moeda e Aljubarrota: Um Mergulho na História e Natureza

No 4 de junho, os alunos do 7º ano das Escolas da Florbela Espanca e de Maceda, tiveram a oportunidade de participar numa visita de estudo que combinou aventura e aprendizagem. O destino? As impressionantes Grutas da Moeda e o histórico Campo da Batalha de Aljubarrota.

Aventura Subterrânea nas Grutas da Moeda

A primeira paragem foi nas Grutas da Moeda, situadas em São Mamede, no concelho de Batalha. Descobertas em 1971 por dois caçadores locais, estas grutas cársticas oferecem um fascinante espetáculo natural de estalactites e estalagmites. A visita guiada, proporcionou aos alunos, uma imersão nas maravilhas geológicas, onde aprenderam sobre a formação das cavernas ao longo de milhares de anos. A iluminação bem planeada destacou as cores vibrantes e as formas intrigantes das formações rochosas, com nomes curiosos como “Cascata”, “Presépio” e “Cúpula Vermelha”. A experiência não só encantou visualmente, mas também despertou a curiosidade científica dos alunos, que puderam compreender melhor os processos naturais que esculpem o nosso planeta.

Imersão Histórica em Aljubarrota

Após o passeio pelas profundezas da terra e do almoço, a visita continuou rumo ao Campo de Batalha de Aljubarrota (CIBA). Este local histórico foi palco de um dos momentos mais decisivos da história de Portugal – a Batalha de Aljubarrota, em 14 de Agosto de 1385, onde o exército português, liderado por D. João I e o condestável Nuno Álvares Pereira, derrotou as forças castelhanas. Os alunos visitaram o Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota (CIBA), onde uma exposição interativa e um filme 3D, reconstituíram os eventos daquele dia crucial. As atividades incluíram uma simulação tática da batalha, onde os estudantes puderam entender as estratégias militares utilizadas pelos portugueses. Esta visita de estudo foi uma experiência enriquecedora que uniu história, ciência e cultura. Atividades como estas são essenciais para o desenvolvimento dos alunos, pois proporcionam uma aprendizagem mais dinâmica e interativa, que dificilmente seria alcançado apenas numa sala de aula.

Os alunos voltaram para casa, não apenas com novas informações, mas, também, com uma apreciação renovada pela rica herança cultural e natural de Portugal. A interação direta com o passado e a natureza serviu para reforçar a importância de preservar esses patrimónios e de continuar explorando e aprendendo sobre o mundo que nos cerca.