Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor

O “Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor” foi assinalado pela turma do 10ºD CPT Multimédia com a elaboração de posters e pela turma do 8.ºC com a atividade “Montra Viva”, sob a orientação da professora Ermelinda Azevedo e com a colaboração das professoras Carla Ventura e Cláudia Gonçalves. Esta comemoração decorreu em parceria com a Biblioteca Escolar, tendo o 8.º C apresentado uma montra com mensagens de incentivo à leitura e de apelo à importância dos direitos de autor. Esta data, dia 23 de abril, foi escolhida com base na lenda de São Jorge e o Dragão, adaptada para honrar a velha tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas uma rosa vermelha de São Jorge (Sant Jordi) e recebem, em troca, um livro. Assim sendo, os alunos do 8.ºC, na disciplina de CEA, construíram rosas em papel para decorar um painel representativo desta lenda, que foi incluído na montra. Esta atividade teve como objetivo celebrar e promover o prazer dos livros e da leitura, visando aumentar a consciencialização sobre o poder mágico dos livros e a necessidade de preservar os direitos de autor.