CLUBE DE CIÊNCIA VIVA – COMEMORAÇÃO DO DIA MUNDIAL DA RECICLAGEM

O dia 17 de maio é o Dia Mundial da Reciclagem. Para assinalar esta data, o Clube de Ciência Viva dinamizou uma atividade lúdica com os alunos que frequentam o CAA da Escola Secundária de Esmoriz, utilizando um jogo interativo constituído por cartões que simulam lixo e pequenos contentores de reciclagem. O objetivo do jogo era simples, mas educativo: os alunos deveriam colocar corretamente os cartões nos ecopontos apropriados, cada um identificado com a cor correspondente ao tipo de material reciclável. Este jogo também foi utilizado, ao longo do ano letivo, na Escola Florbela Espanca (alunos do CAA e todas as turmas do 5º ano) e na Escola de Maceda (turma do 6ºI, no âmbito do Projeto Curricular de Turma: consumo sustentável, recursos naturais/reservas, política dos 5R's e a separação de resíduos). Esta atividade permitiu refletir sobre a necessidade de preservar o meio ambiente e adotar práticas sustentáveis no dia a dia, estimulando uma atitude de responsabilidade ambiental e consumo consciente. O empenho e o entusiasmo dos alunos estiveram sempre patentes nos seus rostos. Foi uma atividade divertida e que decorreu de forma excelente.