CLUBE DE CIÊNCIA VIVA - PLANETÁRIO MÓVEL – 7ºANO (2023/2024)

O Clube de Ciência Viva proporcionou aos alunos do AEEON uma aula de Físico-Química diferente, com recurso ao “Planetário móvel”. Foram realizadas cinco sessões, nos dias 18 e 24 de abril de 2024, destinadas às turmas do 7º ano A, B, C (Escola Florbela Espanca), G e H (Escola de Maceda), no ginásio das respetivas escolas. As sessões foram dinamizadas pelo Astrónomo José Matos que, através de uma linguagem acessível à faixa etária dos alunos e usando algum sentido de humor, captou a sua atenção ao abordar temas como: planetas e dimensões relativas, satélites, estrelas; o movimento aparente do Sol e das estrelas; as fases da lua; os eclipses e as próximas datas em Portugal. Os alunos mostraram-se muito recetivos, entusiasmados e interessados, estabelecendo uma rápida ligação/interação com o Astrónomo que gentilmente se disponibilizou para lhes esclarecer todas as questões e curiosidades que foram surgindo.  As turmas envolvidas tiveram, assim, a oportunidade de recordar e demonstrar os seus conhecimentos na área da Astronomia, dado que os temas abordados nas sessões fazem parte dos conteúdos já lecionados na disciplina de Físico-Química. Foi, sem dúvida, uma atividade muito enriquecedora e que decorreu de forma excelente. À saída do planetário era visível a alegria estampada nos rostos dos alunos, reflexo do entusiasmo que esta “aula diferente” lhes proporcionou, superando todas as expetativas!