CLUBE DE CIÊNCIA VIVA | PROGRAMAÇÃO E ROBÓTICA COM OZOBOTS

O Clube de Ciência Viva dinamizou, durante o mês de maio, uma atividade com Ozobots, envolvendo alunos do CAA (Escolas Florbela Espanca e Secundária) e turmas do 7º ano de escolaridade (A, B, C, D, E e F). Os Ozobots são pequenos robôs programáveis que permitem abordar conceitos de robótica e programação de forma lúdica e interativa. Estão programados para interpretar e executar determinadas instruções que lhes são fornecidas através de códigos de cores. Esses códigos correspondem a linhas com sequências de cores, desenhadas com marcadores (preto, azul, verde e vermelho) em papel branco. Os Ozobots, através de pequenos sensores, interpretam essa sequência de cores, percorrendo um caminho com curvas, retas, cruzamentos, acelerando, rodopiando ou andando em zig-zag, entre outros efeitos possíveis. Nesta atividade os alunos, divididos em grupos, foram desafiados a criar percursos complexos e resolver problemas de lógica, estimulando o pensamento crítico e a criatividade. De forma a tornar a atividade mais rápida e envolver um maior número de alunos, a equipa do Clube de Ciência Viva preparou previamente conjuntos de cartões que puderam ser utilizados para construir os circuitos personalizados. Esta atividade educativa proporcionou aos alunos mais uma oportunidade de aprenderem conceitos básicos de programação e robótica de forma divertida.