Grupo de Percussão “PercutaRufar” - Parada dos Parabéns
Foi já há algum tempo atrás que num domingo à tarde, no dia 28 de fevereiro e pela terceira vez consecutiva, de novo o Grupo de Percussão “PercutaRufar” abriu o Festival Internacional de Marionetas na sua 10.ª edição e numa arruada, encetou a Parada de Parabéns, animando as ruas principais de Espinho. À sua frente e sempre em interação com os nossos Rufinos e Rufinas, as mascotes Mário e Neta animavam quem por ali passava e dançavam sem parar ao som dos rufos e rufadas dos nossos miúdos e graúdos... sim, graúdos, porque já há mães a fazer parte como rufinas conjuntamente com os seus educandos, sendo esta a melhor mostragem de articulação, interação e colaboração que se pode ter e mostrar como exemplo de sadio convívio e/ou aprendizagem. O percurso foi longo, mas nem por isso estes pequenos grandes músicos, liderados pela sua responsável, pararam um só minuto, liderando o desfile e ajudando todos os presentes a fazer a festa. Já no Centro Multimeios a animação continuou, abrilhantando e deliciando olhos e ouvidos de quem os seguiu até ao local, onde se cantaram os parabéns ao Mário e à Neta pelo seu 10.º aniversário e se inaugurou a exposição Marionetas.
Obrigada a todos os Pais e Encarregados de Educação que nos apoiaram, obrigada à Direção do Agrupamento, obrigada Câmara Municipal de Espinho pelo convite que nos têm encetado estes três últimos anos e obrigada pela excecional avaliação que a excelentíssima Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Espinho, Dr.ª Leonor Lêdo da Fonseca, faz ao nosso trabalho. Avaliação essa que de seguida se transcreve:
“No rescaldo do balanço do último Festival Internacional de marionetas de Espinho, o "Mar-Marionetas", cumpre-me referir o que segue:
O Grupo de Percussão "PercutaRufar", de Maceda, sob a batuta da alegre e divertida Professora Brites Marques tem sido um sucesso.
Os três últimos anos do Festival Internacional de Marionetas de Espinho têm visto a sua parada valorizada com a inestimável prestação desta professora, que se disponibiliza, para, fora de horas, normalmente a um domingo, vir com os seus alunos alegrar as ruas de Espinho, numa Parada que abre o Festival Internacional de marionetas de Espinho, o "Mar-Marionetas".
Tocam instrumentos de percussão elaborados com objectos recicláveis, animam as ruas, com a sua música, enchem as galerias do Multimeios, qual Orquestra, cujos sons ecoam numa perfeição e uníssono que, de olhos fechados, estamos longe de imaginar, que aqueles objectos, poderiam ser o que são, simples tambores de café!
Este grupo, pela sua dedicação e empenho, faz já parte desta grande família cultural, que aposta forte nas artes per formativas, sendo nossos parceiros do Festival, uma parceria que se espera seja tão duradoura quanto o próprio festival.
O concelho de Espinho e o de Ovar, sempre ligados pelo amor às artes!
Bem haja Professora Brites!
Bem hajam meninos e meninas!”