Matemática mais digital
A Fundação Altice, a DGE e a Educom promoveram o projeto “Aprender e Ensinar Matemática com a Khan Academy”, com os objetivos de melhorar a motivação e o sucesso escolar dos alunos, e inovar nas práticas pedagógicas dos professores. No agrupamento AEEON os professores Ramos Pais, Alexandra Fernandes, Alexandra Cruz, e cerca de 65 alunos de três turmas do 7º e 8º anos, participaram neste projeto digital que estimula a autonomia e a autorregulação do aluno na aprendizagem. Durante o confinamento do 2º período, no ensino à distância, o professor fez atribuições à sua turma na plataforma; durante o 3º período, no ensino presencial, durante uma aula semanal, no computador ou no telemóvel, cada aluno adquiriu as aprendizagens ao seu ritmo, seguindo um guião organizado pelo professor. Os professores e os encarregados de educação podem monitorizar, em tempo real, a atividade e o desempenho do aluno. Este recebe feedback imediato após a resolução de um exercício e, se tiver dificuldades, tem sugestões de ajuda mediante o visionamento de um vídeo ou leitura de um artigo.
Os professores reconhecem o elevado potencial educativo da Khan Academy. Ao fazer atribuições antes da aula de vídeos, artigos e exercícios sobre os conteúdos a lecionar, promove uma aula mais ativa com esclarecimento de dúvidas, resolução de exercícios e problemas, estratégia pedagógica conhecida por aula invertida.
Vai a pt-pt.khanacademy.org e podes aprender matemática, quando quiseres e onde estiveres.