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Projeto “À Descoberta do Parque Ambiental do Buçaquinho com o Robot EcoTIC” – O Jardim das Plantas Aromáticas e as Espécies Autóctones

Escrito por Webmaster. Publicado em Agrupamento

A visita de estudo não poderia ficar completa sem a descoberta da flora existente no parque. Tendo em vista este objetivo, o segundo grupo de alunos seguiu em direção ao jardim das plantas aromáticas, onde tiveram oportunidade de sentir os diferentes aromas libertados pelo rosmaninho, pelo alecrim e pelo caril. Pelo caminho, os alunos aprenderam a identificar algumas espécies autóctones do parque, nomeadamente os carvalhos e os pinheiros. A certa altura, os alunos pararam junto a um pinheiro-manso, tendo observado minuciosamente as suas pinhas e pinhões, com a ajuda de lupas fornecidas pelas monitoras. Seguidamente, os alunos participaram num workshop, onde aprenderam a fazer uma bomba de sementes, uma bola de argila recheada com sementes de trevo e luzerna.

Para finalizar, passamos a transcrever algumas das opiniões expressas pelos alunos relativamente às atividades desenvolvidas:

“Fiz uma visita ao jardim das plantas aromáticas e vi o caril, a lavanda e o alecrim. Depois visitei a parte da floresta autóctone e vi o pinheiro-manso e o pinheiro-bravo. Fiz bombas de sementes com terra, água, argila, trevo e luzerna.”

“Vimos plantas, observamos árvores, ficamos a saber que as eólicas controlam a água das lagoas e fizemos bombas de sementes com terra, argila, água e sementes de trevo e luzerna.”

“Eu observei as plantas aromáticas com a lupa, observei a diferença entre o pinheiro-manso e o pinheiro-bravo e observei as torres eólicas.”

“Vi um pinheiro-manso e um pinheiro-bravo. O pinheiro-bravo tem a copa mais bicuda e o pinheiro-manso tem a copa mais redonda.”

A visita foi muito interessante pois permitiu que os alunos pudessem fazer uma análise comparativa entre os trabalhos realizados em sala de aula com a realidade existente no parque. Para além disso, contribuiu para que os alunos participassem na visita numa perspetiva de descoberta das espécies que já tinham pesquisado em contexto letivo, o que constituiu um forte fator motivacional para a aprendizagem.

Os coordenadores do projeto: António João Lopes, Isabel Valverde e José Mesquita