AEEON COM DOIS PROJETOS SELECIONADOS PARA A 2ª FASE DO PRÉMIO FUNDAÇÃO ILÍDIO PINHO – CIÊNCIA NA ESCOLA
O Agrupamento de Escolas de Esmoriz - Ovar Norte foi selecionado para a 2ª Fase do Prémio Fundação Ilidio Pinho – Ciência na Escola com dois projetos apresentados e coordenados pelos professores António João Lopes e Fátima Lopes, respetivamente no 2º e 4º escalão daquele concurso.
O tema do projeto apresentado pela professora Fátima Lopes e a desenvolver na Escola EB23 de Maceda tem como tema “A saúde na Natureza – mudar para melhorar”. Este projeto pretende envolver os alunos e a comunidade no conhecimento das espécies vegetais autóctones que caracterizam a biodiversidade da região, e reconheçam em simultâneo a sua importância em termos ecológicos e como recurso fundamental na preservação do estado de saúde e qualidade de vida.
O projeto a desenvolver pelo professor António João Lopes, em conjunto com os professores José Mesquita e Isabel Valverde, está direcionado para os alunos do 1º Ciclo/4º Ano da EB1 da Relva e EB1 de Campo Grande e tem como tema “À Descoberta do Parque Ambiental do Buçaquinho com o Robot EcoTIC”. Este projeto consiste no desenvolvimento de um jogo baseado numa visita virtual ao Parque Ambiental do Buçaquinho o qual integrará um percurso desenhado no interior do parque, contemplando os seguintes cenários: Educação Ambiental, Biodiversidade Ambiental, Ecossistemas Naturais e Energias Alternativas.
Este projeto pretende contribuir para que os alunos identifiquem um conjunto de comportamentos sustentáveis para a proteção dos recursos naturais e preservação do meio ambiente, compatíveis com os níveis de desenvolvimento da sociedade atual, bem como para uma aplicação contextualizada dos conhecimentos na área da programação e robótica, numa perspetiva de humanização da tecnologia.
A entrega dos prémios teve lugar no dia 16 de janeiro no auditório na Escola Artística do Conservatório de Mùsica de Coimbra e o Agrupamento fez-se representar pelos coordenadores dos projetos apresentados a concurso. Para além de outras individualidades, marcaram presença neste evento a Dra. Cristina Oliveira, representante da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares e o Sr. Engenheiro Ilídio Pinho, Presidente da Fundação Ilídio Pinho.
Com estes projetos pretende-se uma abordagem experimental e tecnológica ao desenvolvimento de conteúdos curriculares e tornar o processo de aprendizagem mais eficiente e enriquecedor.
A escolha dos temas a desenvolver teve por base o regulamento do concurso que aponta para a valorização dos projetos que incidam sobre o valor da Ciência na Escola ao Serviço do Desenvolvimento e da Humanização.