Semana Europeia da Programação
O ensino da programação está a ganhar uma importância crescente nos países da União Europeia, sendo considerado fundamental por contribuir para o desenvolvimento de capacidades transversais, tais como o pensamento analítico, a resolução de problemas, o trabalho colaborativo e a criatividade.
“As tecnologias digitais penetraram completamente nas nossas vidas, pelo que as gerações mais jovens, em particular, necessitam de adquirir competências nessa área, nomeadamente a programação”, referiu a vice-presidente da Comissão Europeia, Neelie Kroes, a qual terminou o seu mandato recentemente. “Num futuro próximo, tais competências serão fundamentais para conseguir bons empregos e essenciais para criar empresas”.
Neste sentido, surgiu a iniciativa Semana Europeia da Programação, a qual tem o apoio de empresas como a Rovio (Angry Birds), Microsoft, Google, Telefonica e Facebook.
O Grupo de Informática, considerando essencial a sensibilização dos alunos mais novos para as potencialidades da programação, associou-se a esta iniciativa, tendo dinamizado o evento Scratch.CodeWeek@AE-ESMORIZ, destinado aos alunos do 5º ano de escolaridade do Agrupamento, o qual integrou diversas atividades na área da programação em Scratch.
Durante as sessões, os alunos tiveram acesso a equipamentos do tipo Tablet Surface, os quais funcionaram como fator de motivação adicional, tornando ainda mais aliciantes as atividades desenvolvidas. Deste modo, o Grupo de Informática contribuiu para despertar o gosto pela programação básica, tendo em vista uma mudança de paradigma na forma como são encaradas atualmente as novas tecnologias, incutindo nos alunos o gosto pela produção de conteúdos digitais.