Falando da Educação
FALANDO DA EDUCAÇÃO
Nestes tempos atribulados, onde a palavra crise é a que mais se ouve, onde a maioria anda deprimida e os índices de vitalidade associados à boa qualidade de vida estão drasticamente diminuídos, fruto da ansiedade e da insegurança no futuro por via de muitos terem perdido os seus empregos ou estarem numa situação profissional de elevada precaridade, não deixemos que estes fatores interfiram na harmonia e no bem-estar emocional dos nossos filhos. Tenhamos uma atitude responsável e positiva na transmissão das dificuldades que cada um tem no seu dia-a-dia, aos seus filhos. A boa estabilidade emocional e o sentido de segurança é condição essencial para que cada um dos nossos educandos tenha sucesso escolar. Não releguemos a Educação dos nossos filhos para segundo plano. É nossa obrigação garantir e exigir para os nossos educandos as melhores condições que contribuam para o seu sucesso escolar. Todos sabemos que não é fácil, nem quero com isto dizer que se deva esconder os problemas e as dificuldades aos nossos filhos, quero simplesmente dizer que os problemas não devem ser apresentados como uma fatalidade ou uma tragédia familiar, mas sim como uma situação menos boa que é passageira e se irá resolver, encarando com positividade a sua solução.
O maior investimento que cada pai pode e deve fazer é na educação dos seus filhos, na transmissão de valores que transitam do seio familiar para a sociedade. Não deixemos que a frustração e a revolta que nos vai na alma contagiem e influenciem negativamente a harmonia familiar, refletindo-se no desempenho e no comportamento dos nossos educandos.
A nossa comunidade escolar deverá também estar bastante atenta e alerta, para identificar casos de maior perplexidade, assumindo uma atitude de humanidade e solidariedade, numa postura altruísta mas sempre em respeito pela privacidade e especificidade de cada família, tentando cada um de nós ser um elemento colaborante na solução de problemas específicos.
Vamos todos juntos ser a comunidade escolar que de mãos dadas encara a educação e a formação dos nossos filhos, como a grande solução para um futuro melhor!
Boas Festas!
Américo Dias