“Casas com coração”

Escrito por Webmaster. Publicado em Bibliotecas Escolares

Numa dinâmica promovida pela Biblioteca Escolar, durante a semana da leitura, todos os alunos do pré-escolar e 1º ciclo participaram numa sessão de contos intitulada “Casas com coração”. Foram explorados os livros Onde moram as casas? de Alexandre Esgaio, Em casa de Nic e Inês, La casa en el bosque de Laetitia Bourget – livro álbum e o poema “A minha casa com coração” que acompanhava a “Casa com coração” construída e apresentada pela Professora Bibliotecária. A partir desta sessão, cada criança, em família, e recorrendo aos mais diversificados materiais e formatos, retratou a sua casa. Pequenas, médias ou enormes assim foram construídas inúmeras casas, de acordo com o que cada um considerou como mais importante de retratar ou realçar. Não houve modelos repetidos e, cada casa, com as suas características únicas, revelou dotes artísticos e de expressividade provenientes do seio das diversas famílias participantes. Houve uma particularidade comum à maioria delas: a presença dos vários elementos da família, os animais e os corações. Muitas fizeram também acompanhar-se por palavras, frases e poemas conferindo-lhes vida e evidenciando o amor que existe em cada uma. Cada Escola fez a sua exposição e, posteriormente, as fotografias das diversas casas foram compiladas, em forma de vídeo, para partilhar com as famílias. A Biblioteca Escolar agradece a excelente adesão a este Projeto, elogiando a criatividade e empenho das crianças e suas famílias num trabalho que revelou que as casas são preenchidas e plenas de corações!

Alguns excertos dos poemas dos alunos:

“Para mim uma casa com coração é um lugar único. Uma casa é também confortável e protetora. É o nosso melhor hotel porque nos sentimos felizes aqui (…). Na minha casa adoro estar descalça. (…) Adoro a minha casa com coração.”

“Família é onde a vida começa e o amor nunca acaba!”

“Uma casa para mim é um sítio de trepar. Gostava de viver numa árvore porque adoro trepar! (…).

“(…) Não importa como ela seja! Grande, pequena, verde ou amarela. Importa que a nossa família lá esteja e logo se torna a casa mais bela!”

“Em minha casa há três corações. Pertencem à minha família e não há exclusões! (…) A nossa casa é para toda a família um aconchego! Não é apenas uma casa, ela está cheia de vida, alegria e diversão. É uma casa com coração!!!”

“O lugar onde eu vivo é a minha casa querida, com muitas pessoas que eu gosto, uma delas até me deu a vida!”

“Não importa o tamanho da casa. O que importa é o quão feliz é o lar!”

“A casa tem um coração, um sótão para sonhar, uma cave para arrumar! Dos pés ao telhado, a casa somos nós. E como é a tua casa?”

Escrito por Bibliotecas Escolares do Agrupamento de Escolas de Esmoriz.