Arte com Alimentos

Escrito por Webmaster. Publicado em EB1/JI da Vinha

No âmbito do Dia da Alimentação, a Escola da Vinha desenvolveu várias atividades de sensibilização para uma alimentação saudável. Neste sentido, foi pedida a colaboração dos pais para a angariação dos ingredientes necessários para a realização das mesmas. Fizemos sopa, salada de fruta e para não haver desperdício alimentar, os alunos fizeram arte utilizando os alimentos sobrantes. No final da construção das obras de arte, todos os alunos visitaram a exposição e puderam desfrutar de variados sabores, uma vez que esta exposição era comestível. Foi uma atividade muito apreciada por todos os participantes. Desta forma divertida foram trabalhadas aprendizagens essenciais, respeitando a faixa etária desde o pré-escolar até ao 4º ano de escolaridade.

EB da Vinha - Aprender com a Biblioteca Escolar

Escrito por Webmaster. Publicado em EB1/JI da Vinha

A turma do pré-escolar da Escola Básica de Vinha elaborou um projeto com a Biblioteca Escolar no âmbito do “APRENDER COM A BIBLIOTECA ESCOLAR”. Com o produto final, deste projeto, concorreu ao concurso promovido pelo Plano Nacional de Leitura (PNL) “Conta-nos Lá uma História”. Este ano, o tema escolhido foram os MEDOS, coincidência ou não, transversal à realidade que vivemos atualmente. Baseado no Livro de Anthony Browne, “As preocupações do Billy” da Editora Kalandraka, os alunos exploraram os medos do Billy e os seus próprios medos. Criaram ilustrações da história e aprenderam que, os medos são universais, mas existem países que têm formas muito próprias de ajudarem as crianças a ultrapassarem-nos. Aprenderam que na Guatemala, as crianças constroem bonecos com paus e tecidos, materiais reciclados, e que estes são os guardiões dos seus sonhos. Com base nesta dinâmica, os alunos recontaram a história com recurso às novas tecnologias. O resultado do trabalho desenvolvido, encontra-se disponível para ser visto em:

A ilustradora Alexandra Gonçalves esteve na EB da Vinha

Escrito por Webmaster. Publicado em EB1/JI da Vinha

A comunidade escolar da EB da Vinha recebeu com grande entusiasmo a ilustradora do livro “E o burro sou eu?” do escritor Henrique Pereira. Alexandra Gonçalves começou por contar a história que reforça o respeito que todos devemos ter pelas características de cada um. À medida que ia contando, explicava os diferentes significados das expressões idiomáticas e provérbios que surgem no texto, onde a palavra “burro” se destaca: “vozes de burro não chegam ao céu”; “andar de cavalo para burro”; “carregado que nem um burro”; “amarrar o burro para longe” …

Num segundo momento, demonstrou como criou as ilustrações que dão expressividade às palavras. Desenhou o Burro, o aluno exemplar da turma; o Pulgas, o aluno mais irrequieto e o Bolota, aluno rechonchudo e resmungão.

EB1/JI da Vinha - Inauguração do Baloiço Adaptado

Escrito por Webmaster. Publicado em EB1/JI da Vinha

Na passada data de 3 de dezembro assinalou-se o "Dia Internacional da Pessoa Portadora de Deficiência". A Escola Básica da Vinha assinalou a data com a Inauguração de um baloiço adaptado a alunos que se movimentam em cadeira de rodas. Um projeto iniciado neste mesmo dia há um ano atrás viveu o seu feliz desfecho com muita alegria e emoção numa atividade que envolveu a comunidade escolar. E numa escola que "abraça" o projeto de uma Unidade de Apoio Especializada na Educação de Alunos com Multideficiência nada faz mais sentido. A partir de agora a escola é ainda mais inclusiva. E como uma Mãe disse: - A vida assim faz sentido!Uma grande tarde vivida e sentida na escola da Vinha...hoje um baloiço adaptado...amanha não sei...mas não vamos parar...Uma escola de todos e para todos! Obrigado aos que participaram!