Projeto Inter-Pares

Escrito por Webmaster. Publicado em Escola Secundária de Esmoriz

O projeto “Inter-pares” é um projeto de intervisão, abrangendo as turmas de 8º, 9º, 10º e 12º dos professores José Soares e Margarida Lourenço. Esta prática, prevista no Plano de Melhoria do Agrupamento, proporciona a partilha de saberes e práticas pedagógicas, constituindo uma oportunidade para o desenvolvimento profissional. Nesse âmbito é também desenvolvido trabalho colaborativo a nível de planificação, recursos, metodologias e avaliação de alunos. A recetividade dos alunos é grande e o impacto notório.

No âmbito deste projeto, as turmas  9ºE e 12ºC da Escola Secundária de Esmoriz assistiram no dia 3 de dezembro a um espetáculo/conferência intitulado “Single story”, no Centro de Artes de Ovar, inserido na programação EIXO. Esta atividade possibilitou a caracterização das mentalidades e condições de vida no Estado Novo, abordando também as expetativas que a família e a sociedade dos anos 70 tinham para as mulheres.

Os acontecimentos do 25 de abril foram apresentados em diversas perspetivas, particularmente nas consequências nos caminhos de vida que as duas protagonistas traçaram. A este propósito foram abordadas as espetativas, as escolhas de vida e a vida que realmente acontece. Os alunos foram muito recetivos a este tipo de espetáculo/conferência, tendo participado ativamente. Estas turmas estão envolvidas num projeto de trabalho interpares que terá como produto final uma sessão na Biblioteca Manuel Monteiro, em abril de 2020, intitulada “Conta-me como foi…o 25 de abril”

Em 2019/20, usando, na medida do possível, os tempos previstos para articulação, os docentes propõem-se organizar:

- permuta pontual e limitada de turmas entre os docentes para diagnóstico das dinâmicas de cada turma;

- atividades inter-turmas no 8ºano.

- atividades conjuntas 12ºC/9ºE;

- atividades conjuntas 10ºC/12ºC;