2019 - Ano Internacional da Tabela Periódica

Escrito por Webmaster. Publicado em Escola Secundária de Esmoriz

No dia 29 de janeiro de 2019 realizou-se a abertura oficial internacional das comemorações do Ano Internacional da Tabela Periódica. A turma de Física e Química A do 11º ano participou na formação de uma Tabela Periódica Humana, em frente à Câmara Municipal do Porto, numa organização conjunta da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP). Esta iniciativa decorreu à mesma hora em muitas outras cidades do país. A estrutura da Tabela Periódica dos elementos químicos, tal como a conhecemos hoje, foi proposta pelo Químico russo D. Mendeleev em 1869, tendo sido uma das mais significativas conquistas da Ciência. A realização da Tabela Periódica pretende mostrar à sociedade a Química na versão dos seus elementos.

“Fomos” a Tabela Periódica! Faz 150 anos e continua mais viva do que nunca! Parabéns!

Grupo de Física e Química