Palestra “Nanomateriais moles auto-organizados: o que são e para que servem?”

Escrito por Webmaster. Publicado em Escola Secundária de Esmoriz

No dia 31 de março, realizou-se, na biblioteca da Escola Secundária de Esmoriz, uma palestra subordinada ao tema “Nanomateriais moles auto-organizados: o que são e para que servem?”, ministrada pelo Professor Doutor Eduardo Marques, do Departamento de Bioquímica da Universidade do Porto. A palestra contou com a participação de alunos do 10ºA e 10ºB. O professor universitário começou por fazer uma breve introdução histórica à nanotecnologia, seguindo-se uma apresentação do papel da nanotecnologia e dos manomateriais, nos dias de hoje, bem como de alguns projetos nesta área que estão atualmente a ser desenvolvidos, quer na Universidade do Porto. A palestra mostrou-se especialmente interessante para os alunos do 10º ano, porque lhes permitiu adquirir e aprofundar conhecimentos num tema que está atualmente a ser lecionado na disciplina de Física-Química. Os alunos interagiram prontamente com o convidado, colocando dúvidas acerca de situações do nosso dia-a-dia que, em parte, podem ser explicadas pela Química: Desde a formulação de medicamentos e conceção de écrãs LCD à produção de alimentos e tintas, passando pelos materiais avançados e a nanotecnologia,  como a área da Química dos materiais moles tem estado na vanguarda de diversas inovações tecnológicas e tem trazidos inúmeros benefícios à sociedade. Para além disto, a atividade, bem como o contacto com o Professor Doutor Eduardo Marques, elucidou os alunos acerca do que podem esperar, caso pretendam, no futuro próximo, enveredar num curso ligado a esta área.