Consulta Alunos  

Imprimir

PROJETO ETWINNING SMART DISTINGUIDO A NÍVEL NACIONAL E EUROPEU

Escrito por Webmaster. Publicado em Escola Secundária de Esmoriz

No ano letivo de 2015/2016 foi estabelecida uma parceria eTwinning com uma escola lituana, Siauliu Romuvos Gimnazija, tendo em vista o desenvolvimento do Projeto SMART (Systems of Augmented Reality for Teaching), o qual foi distinguido a nível nacional e europeu com os seguintes prémios: Selo Nacional de Qualidade, Selo Europeu de Qualidade e Prémio Nacional eTwinning (TIC – Secundário).

O projeto foi desenvolvido pelos atuais alunos do 12º Ano do Curso Profissional Técnico de Multimédia, no âmbito da disciplina de Projeto e Produção Multimédia - PPM, tendo sido coordenado pelo professor António João Lopes, e tendo contado com a colaboração da Diretora de Turma, professora Angelina Almeida, bem como dos docentes das disciplinas de História e Cultura das Artes, professor Fernando Frazão, e da disciplina de Inglês, professora Maria João Marques. 

Este projeto tinha como objetivo a divulgação do património arquitectónico e cultural, tendo sido elaborados diversos materiais em formato digital, alusivos ao tema OVAR – Cidade Museu do Azulejo.

 

Durante o seu desenvolvimento, foi adotada uma metodologia de trabalho de projeto, contemplando as seguintes fases:

Numa primeira fase, foram apresentados os objetivos do projeto, bem como as respetivas metodologias de avaliação. Para além disso, foi feito o trabalho de planificação das atividades a desenvolver.

Numa segunda fase, os alunos começaram a realizar trabalho de investigação e pesquisa, tendo em vista a identificação dos principais pontos de interesse da arte da azulejaria de fachada existente na cidade de Ovar, conhecida como a Cidade Museu do Azulejo em Portugal.

Numa terceira fase, foi realizado trabalho de campo na cidade de Ovar, tendo sido recolhidas fotos e vídeos dos locais previamente identificados.

Numa quarta fase, foram processados todos os elementos recolhidos, tendo sido produzidos os seguintes materiais:

·         Ilustrações digitais referentes a azulejos de fachada e respetivos padrões

·         Ilustrações digitais referentes a casas típicas da região de Ovar

·         Roteiro do Azulejo da Cidade de Ovar, baseado em tecnologias de Realidade Aumentada

·         Panorâmicas a 360 Graus, ilustrativas de diversos locais de interesse patrimonial da cidade de Ovar

Na última fase do projeto foi feita a avaliação e disseminação dos resultados do projeto.

Durante o desenvolvimento do projeto foram utilizadas metodologias pedagógicas ativas, destinadas a promover a autonomia e a criatividade dos alunos.

Para além disso, foram estabelecidos diversos momentos de comunicação e intercâmbio entre as escolas parceiras do projeto. Foram realizadas diversas sessões de comunicação por videoconferência, destinadas ao estabelecimento dos contactos iniciais entre professores e alunos das duas escolas. Num momento posterior, sensivelmente a meio do projeto, foi dinamizada uma segunda sessão de videoconferência, a qual serviu para consolidar e fortalecer o espírito de grupo entre todos os alunos e durante a qual foram dinamizadas diversas atividades colaborativas de caráter lúdico.

O projeto contribuiu para a implementação de metodologias inovadoras no processo de ensino-aprendizagem, tendo em vista o incremento dos níveis de motivação e empenho dos alunos. Para além disso, considera-se importante a integração deste tipo de projetos nas atividades letivas, tendo em conta o desenvolvimento integral dos alunos, nomeadamente ao nível de uma cidadania coerente e responsável, baseada na diversidade e na multiculturalidade. 

O Coordenador do Projeto: António João Lopes