Roadshow do Ensino Profissional - Comunicado à Imprensa

Escrito por Webmaster. Publicado em Escola Secundária de Esmoriz

Uma mostra de cursos profissionais assinala, nos dias 30 e 31 de maio, a chegada a Aveiro, do Roadshow do Ensino Profissional. A realizar no Parque de Exposições de Aveiro, esta mostra corresponde a uma iniciativa organizada pela Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP), em parceria com a Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGESTE), o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e a Câmara Municipal de Aveiro, com o intuito de promover e valorizar o ensino profissional.

Nestes dois dias os jovens que se encontram a finalizar o 9.º ano de escolaridade poderão ver e participar numa exposição de diferentes percursos profissionalizantes pelos quais podem optar, assegurada e dinamizada por outros jovens que já se encontram no nível secundário. Através de demonstrações e atividades ao vivo, estes jovens explicitam e demonstram as competências profissionais que já detêm, interagindo com os visitantes. Participam nesta mostra as seguintes entidades formadoras: Agrupamento de Escolas de Aveiro (Escola Secundária Homem de Cristo); Escola de Formação Profissional em Turismo de Aveiro – EFTA; Colégio D. José I; Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré; Agrupamento de Escolas de Estarreja; Agrupamento de Escolas de Esgueira (Escola Básica e Secundária Dr. Jaime Magalhães Lima); Escola Profissional Vasconcellos Lebre; Conservatório de Música da Jobra (CMJ); Escola Profissional de Aveiro; Agrupamento de Escolas José Estêvão; Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural de Vagos; Instituto de Promoção Social de Bustos; Agrupamento de Escolas Esmoriz - Ovar Norte e Escola Profissional de Cortegaça. De entre as atividades e ações de dinamização previstas são de destacar: batismos equestres, danças, teatro, apresentações musicais, sketchs e flashmobs. Para além da animação assegurada pelos jovens estudantes, o evento conta ainda com a presença de uma “equipa especial de reportagem” – Super Homem, Tintim e April O’Neil – que fará a divulgação do evento e anunciará a chegada a Aveiro deste Roadshow. De forma a assegurar a divulgação de informação sobre os diferentes percursos de qualificação disponíveis, bem como o encaminhamento (quer de jovens, quer de adultos) para os mesmos, marcarão presença no evento os Centros para a Qualificação e o Ensino Profissional (CQEP) promovidos pelo Agrupamento de Escolas José Estevão (dia 30 de maio) e pelo Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha (dia 31 de maio). Sob o lema “Projeta o teu futuro”, esta iniciativa pretende auxiliar os jovens a compreender a forma como o ensino profissional (entendido como qualquer modalidade de nível secundário conferente do nível 4 do Quadro Nacional de Qualificações) constitui uma janela de oportunidade para um futuro promissor. De referir que os cursos de ensino profissional apostam numa grande proximidade ao tecido empresarial, dotando os jovens de conhecimentos e de competências requeridos pelo mercado de trabalho, sem descurar a possibilidade de ingresso no ensino superior. Esta iniciativa procura ainda realçar as valências e as apostas estratégicas, em termos de ofertas de educação e formação de cada região, e promover as parcerias existentes, estreitando, desse modo, as relações entre os domínios da educação, da formação e do emprego. O horário de funcionamento desta mostra, totalmente gratuita e aberta a toda a população, estará compreendido entre 10h00 e as 18h00.