Consulta Alunos  

Imprimir

Multi-Cultura e Animação - Visita de Estudo ao Porto

Escrito por Webmaster. Publicado em Escola Secundária de Esmoriz

No dia 12 de Março de 2014, as turmas 10ºE e 10º F, do Curso Profissional de Multimédia, foram a uma Visita de Estudo à cidade do Porto, nomeadamente, ao Centro Português de Fotografia onde fica a Ex-Cadeia e Tribunal da Relação do Porto e, posteriormente, ao Museu dos Transporte e Comunicações, na zona da alfândega, a uma exposição intitulada “Comunicar”, onde tiveram oportunidade de experimentar, com grande entusiasmo, as Oficinas de Rádio e TV.

No magnífico monumento histórico da Ex-Cadeia e Tribunal da Relação do Porto, os alunos tiveram contacto com a cultura através da visita ao interior do monumento e uma breve explicação acerca da história deste, percorrendo as enxovias de Stª Teresa, de Stº António, de S. Victor, de Stª Rita, do Sr. Matosinhos e Stª Ana, na parte inferior. 

Estas eram originalmente lajeadas de granito, escuras, húmidas e frigidíssimas. No segundo piso, situavam-se os salões de N. Srª do Carmo e de S. José e a saleta das mulheres. No último piso, ficavam os quartos de Malta, concebidos como prisões individuais para “pessoas de condição” e que se encerravam apenas durante a noite. Mais tarde, no mesmo edifício, visitaram a exposição de máquinas fotográficas e a sua evolução no Centro Português de Fotografia. 

Nas Oficinas de Rádio e TV, os alunos do Curso de Multimédia passaram por experiências imersivas e multissensoriais, o recurso a conteúdos multimédia e interativos como vídeos, entrevistas/ depoimentos, enriquecendo, assim, o discurso expositivo. Foi uma visita singular onde se convidou os alunos a uma viagem através dos sentidos: ver, ouvir, cheirar, tocar e saborear. 

Pela magia de conhecer mais cultura. Pela interação e aplicação da Multimédia. Nós no mundo e o mundo em nós. Foi um dia em cheio de aventura e alegria onde alunos e professores investiram nas aprendizagens bem como nas relações interpessoais. 

Docentes: Angelina Moreira de Almeida, Sónia Araújo e Paulo Santos