Mostra de Ciência

Escrito por Webmaster. Publicado em EB 2,3 de Maceda

No dia 27 de maio a Escola Básica de Maceda abriu as portas à comunidade para uma Mostra de Ciência. Neste âmbito os alunos foram convidados a apresentarem as suas reflexões sobre a importância da Ciência para a Sociedade e analisarem alguns impactos das descobertas científicas e tecnologias no meio ambiente. O Dr. Rui Polónia foi o orador convidado que abordou o tema da «Ensino experimental das Ciências: porquê e para quê?» contribuindo assim para um debate esclarecido e objetivo sobre a importância desta metodologia no ensino das ciências. Os alunos do 8º ano foram os dinamizadores de um conjunto de trabalhos experimentais que apresentaram à vasta audiência de pais, encarregados de educação e outros elementos da comunidade, revelando um dinamismo e motivação extraordinários para as atividades experimentais. Esta mostra compreendeu ainda uma componente de natureza artística fundamentada na temática da Ciência. Assim a turma do 7ºK apresentou um poema intitulado: «Ciência na Escola» e «Rap da Ciência». A professora Alda Batista apresentou o poema «Ao encontro do Universo» da sua autoria e produzido especificamente para este evento. Por fim a aluna Eduarda Fernandes cantou e encantou com os temas musicais «Pedra filosofal» e «Menina que estás à janela».

Não será demais afirmar que este evento se pautou pelo entusiasmo, motivação, cooperação, convívio e camaradagem entre todos os intervenientes e salienta-se o papel fundamental que as professoras Margarida Ataíde, Graça Mota, Helena Caldeira e Ana Saraiva, bem como da Coordenação da Escola (Professores MªJoão e Elisio Almeida) bem como das assistentes operacionais Rosa Maria Leita e Isis Leite, na organização e acompanhamento das atividades.

A professora responsável

Fátima Lopes