AS PLANTAS MEDICINAIS NA ESCOLA DE MACEDA

Escrito por Webmaster. Publicado em EB 2,3 de Maceda

No dia 5 de junho pelas 20h30m decorreu no âmbito do concurso «Ciência na Escola» promovido pela Fundação Ilídio Pinho a apresentação do projeto realizado pela Escola EB23 de Maceda (Agrupamento de Escolas – Esmoriz Ovar Norte) «A flora autóctone e as suas potencialidades. Contributo de algumas plantas medicinais para o bem-estar da população». Os alunos do 8ºano apresentaram os resultados das suas pesquisas, na biblioteca da referida escola, e fizeram demonstrações práticas da produção de velas aromáticas com óleo usado, produção de sabão com plantas aromáticas, produção de cremes hidratantes com plantas, produção de pasta dos dentes artesanal com essências de plantas medicinais.

Apresentaram ainda o Jardim de plantas medicinais autóctones e um guia das plantas de Maceda e Arada. Esta atividade incluiu ainda a intervenção da Drª Joana Pinho (licenciada em Ciências Farmacêuticas) que, entre vários assuntos, prestou valiosos conselhos sobre a interação das plantas com medicamentos. No final a Associação de Pais organizou juntamente com alguns alunos um lanche convívio onde puderam ser degustados alguns chás de algumas das plantas estudadas. A organização esteve a cargo da Professora Fátima Lopes (Coordenadora do projeto) e contou com a colaboração das professoras Natália Pereira, Graça Mota e Helena Caldeira e o apoio da Coordenação da Escola bem como da Direção do Agrupamento. O clima do evento pautou-se pela alegria e participação entusiástica de todos os intervenientes salientando-se a cooperação entre todos como ponto alto da noite.